sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela é internado, diz governo

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 93 anos, foi internado neste sábado (25) para tratamento de uma dor abdominal, informou a agências internacionais Mac Maharaj, porta-voz do atual presidente sul-africano, Jacob Zuma.
A equipe médica que cuida de Mandela decidiu pela internação para a realização de exames detalhados, devido à frágil saúde do ex-presidente sul-africano. A nota do governo não informa onde Mandela foi internado e nem as causas da dor.
A assessoria do presidente Jacob Zuma informou ainda que “deseja rápida recuperação de Mandela e o amor e a boa vontade de todos os sul-africanos e pessoas de todo o mundo”. Ele também pediu que fosse respeitada a "privacidade de 'Madiba' e sua família durante esse período". Na África do Sul, Mandela é conhecido pelo apelido de Madiba.
"Não posso fazer mais comentários, mas posso assegurar que o ex-presidente está de bom humor e se sente bem", declarou o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, ao canal de notícias e-news. "Não quero entrar em detalhes porque queremos preservar a intimidade da família do presidente Mandela e evitar os rumores."
Um porta-voz do Congresso Nacional Africano (ANC, em inglês) disse que a entrada de Mandela no hospital era prevista e que não envolveu nenhuma cirurgia.
A saúde do líder da luta contra o apartheid já criou temores no país quando ele foi hospitalizado no início do ano passado devido a uma aguda infecção respiratória. Desde então, ele não tem aparecido em público, passando o tempo entre Johanesburgo e a aldeia de Qunu, no Cabo Oriental.
Preso durante 27 anos pelo regime racista do apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 primeiro-presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país. Aposentou-se em 1999 depois de um único mandato.
Mandela é alvo de um verdadeiro culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu resto e nome aparecem em todos os tipos de recordações para turistas.
O presidente Zuma anunciou em 11 de fevereiro que uma nova série de cédulas com sua efígie será colocada em circulação antes do final do ano.

Fonte: G1

Horário de verão termina no país neste domingo


O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.

Neste ano, o horário de verão teve 133 dias de duração.
Em São Paulo, os trens e o Metrô funcionarão normalmente até a 1h do domingo, no horário novo. De acordo com a CPTM, isso representará um acréscimo entre 17 e 26 viagens em cada linha. Os ônibus metropolitanos funcionarão normalmente na troca do horário. As viagens programadas para as 23h e a 0h serão repetidas no momento do atraso dos relógios.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).
Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir.

A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
EconomiaCom o horário de verão, o Distrito Federal economizou 2,3 mil megawatts/hora, informa o governo. A redução significa, de acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 0,4% do consumo geral do DF ou cerca de 30% da energia gasta, no período, por uma região administrativa como Brazlândia.
Período
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
Quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012. Neste ano o Carnaval foi comemorado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.

Fonte: G1

Incêndio em base brasileira na Antártida deixa um ferido e dois desaparecidos


A Marinha do Brasil informou que, por volta das 2h ( horário de Brasília) deste sábado (25), ocorreu um incêndio na praça de máquinas da Estação Antártica Comandante Ferraz. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.
Uma pessoa morreu, segundo fonte ouvida pelo R7, mas o fato ainda não foi confirmado oficialmente.
O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e posteriormente para a base chilena Eduardo Frei. Ele não tem risco de morte.
Um inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do incidente.
De acordo com nota oficial, os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na estação no momento do incidente, foram transferidos de helicópteros chilenos para a base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.
Permanecem na estação o chefe e parte do grupo-base, que trabalha no combate ao incêndio, que ainda não foi extinto.

O Navio-Polar Almirante Maximiano, da Marinha brasileira, partiu de Punta Arenas em direção à estação para prestar o apoio necessário.

Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da estação, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da Base chilena Eduardo Frei continuam prestando apoio.

A Força Aérea Brasileira disponibilizou uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, a fim de trazer de regresso ao Brasil as pessoas que estavam na base.
A estação
A Estação Antártica Comandante Ferraz marca a presença brasileira na Antártida. Segundo o site da Marinha, a primeira expedição do país ao continente gelado ocorreu em 1983. No ano seguinte, foi inaugurada a base em uma praia da Enseada Martel, ao fundo da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George – a maior das ilhas do arquipélago das Shetlands do Sul.
Na estação, atuam pesquisadores de várias partes do Brasil. Um grupo de 15 militares da Marinha, de diversas especialidades, mantêm a estação em funcionamento.

Fonte: R7