segunda-feira, 23 de maio de 2011

Veículos das empresas Jaguar, Land Rover e Nissan são convocados para recall

Brasília - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça informou hoje (23), que a empresa Jaguar e Land Rover Brasil protocolou campanha de recall para os veículos dos modelos Defender 90, 110 e 130 fabricados entre 2007 e 2011.

São 824 carros com numeração de chassi não sequencial. Para os modelos Defender 90, chassis com numerações entre 87A7434909 e 8BA823224, os Defender 110, de 87A743656 a 8BA822824, e para os modelos Defender 130, chassis 88A756944 a 8AA798532, devem comparecer ao recall.

Os veículos precisam de verificação e substituição de componentes de vedação do óleo da caixa de transferência e do sistema do freio de estacionamento.

Além da empresa Jaguar e Land Rover, a Nissan do Brasil também convoca para recall os proprietários das picapes Nissan Frontier, fabricados na Espanha entre junho de 2005 e julho de 2008 e vendidas no Brasil. Ao todo, 208 carros com numeração não sequencial, entre VSKCVND4060069190 e VSKCVND4070144648, devem comparecer para a substituição das cinco rodas.

Em caso de dúvidas, os proprietários podem acessar os sites das empresas na internet: www.jaguarlandrover.com e www.nissan.com.br.

Com informações da Agência Brasil.

Copa 2014:Secretário garante que RN está adiantado

O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa de 1024, Demétrio Torres, garante que o Rio Grande do Norte está cumprindo os prazos estabelecidos pela FIFA.

Sobre a Arena das Dunas, Torres explicou que, após a assinatura do contrato com a Construtora OAS e da ordem de serviço, em 15 de abril, o Governo obteve o prazo de 90 dias para início das obras da Arena das Dunas, prazo esse que se encerra apenas em 15 de julho.

Assim, segundo o secretário, o estado permanece cumprindo o cronograma estipulado pela FIFA e está adiantado em 45 dias quanto ao prazo final.

ILP oferece curso sobre responsabilidade fiscal

A Lei de Responsabilidade Fiscal será objeto de um curso oferecido pelo Instituto do Legislativo Potiguar-ILP, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Vai ser realizado no período de 1 a 3 de junho vindouro, das 8h às 11h45, nas instalações do ILP, para servidores da Assembleia Legislativa e do TCE. O curso será ministrado pela Inspetora de Controle Externo do TCE, Marise Magaly, mestre e professora da UFRN.

A iniciativa do curso tem por finalidade atender solicitação de setores da Assembleia e do TCE no sentido de serem oferecidas informações a respeito da Lei Complementar nº 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, nas esferas de governo federal, estadual, municipal e Distrito Federal e para cada um dos Poderes.


Por essa lei, considerada o principal instrumento regulador das contas públicas do país, “A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição de Restos a Pagar”.

Inscrições para o Enem 2011 começam hoje

A partir das 10h de hoje (23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.

* Fonte: Agência Brasil.

Natalense começa a semana sem ônibus e com chuva

No primeiro dia de greve dos motoristas e cobradores de ônibus, em Natal, as estações ficaram lotadas nesta segunda-feira (23). Trabalhadores estudantes atrasados em função da paralisação da categoria, iniciada a zero hora de hoje, mantendo apenas a frota de emergência em circulação.
Às 6h, já havia muita gente nas paradas de ônibus

A dificuldade para chegar ao destino nas primeiras horas da manhã de hoje irritou os usuários - ainda mais por causa da chuva que cai na cidade.

Nas principais avenidas, especialmente naquelas de acesso à Cidade Alta e Alecrim, o grande número de carros deixou o trânsito lento.

A chuva, apesar de fraca, ajudou a congestionar o tráfego em alguns trechos da BR 101, avenida Senador Salgado Filho, Prudente de Morais [que liga boa parte dos bairros da zona sul às áreas comerciais] e João Medeiros Filho [interliga a zona norte da capital ao Centro e Alecrim]