quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Adversários políticos, Toni Junior e Flávio José dão o ponta pé nas eleições municipais de Florânia

O vereador Toni Júnior [PDT], enviou ao blog e-mail onde esclarece um comentário no blog do Tonny Washington, feito pelo ex-prefeito de Florânia, Flávio José [PT]. Flávio teria recebido em sua caixa de e-mail uma mensagem eletrônica de Toni Junior, onde o vereador defendia a candidatura do Tucano Serra.

Em resposta a Toni, o ex-prefeito diz ao blog que o vereador estava sendo contra os povo de Florânia e que o mesmo acreditava em Papai Noel, mula sem cabeça e por aí vai…

Confira na íntegra resposta de Toni Júnior:

“Muito me surpreendeu o comentário e a irritabilidade do ex-prefeito, parece que ele esqueceu que vivemos num país DEMOCRÁTICO de Direito e com o seu comentário, só demonstrou ser antidemocrático, contrariando a ideologia do seu partido que defende veementemente a DEMOCRACIA do Brasil: liberdade de expressões; liberdade do pensamento e liberdade de opiniões, que devem ser respeitados por quem quer que seja. O contrário chama-se DITADURA.

Sou sim, filiado ao PDT – Partido Democrático Trabalhista, com muita honra, o qual está apoiando a candidata Dilma Rousseff, mas nenhum partido pode e nem tem o direito de coagir os seus partidários. O voto é livre e secreto.

Com referência ao e-mail enviado e que suponho tenha sido um vírus que ora envia mensagem para diversos contatos e que possuo no meu endereço eletrônico, observei que se trata de pessoas públicas que não apóiam a candidata Dilma Rousseff, não vejo mal algum. Entendi ser uma forma de marketing perfeitamente lícita.

A minha intenção como eletivo é só trabalhar para o bem dos Floranienses e não agradar a A ou B. Para mim é indiferente qualquer simpatia partidária. O bem do povo de Florânia é o que interessa!”

Por, Toni Júnior,

Vereador PDT

Assembléia Legislativa promove nesta quinta-feira audiência pública sobre o Samu Metropolitano e o Consórcio Intermunicipal

A Assembléia Legislativa promove nesta quinta-feira(28), através do Centro de Estudos e Debates, mais uma audiência pública.

Audiência discutirá o tema “Samu Metropolitano e o Consórcio Intermunicipal”.

Evento é uma iniciativa do mandato do deputado Paulo Davim(PV) e começa às 9h30 no auditório Robinson Faria.

Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, bem como de várias instituições que lidam com o assunto foram convidados para a audiência pública.

.

Anvisa publica no Diário Oficial regras para controlar venda de antibióticos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (28) no Diário Oficial da União as novas regras para controlar a venda de antibióticos. Essas substâncias, a partir de agora, só poderão ser vendidas em farmácias e drogarias do país mediante a apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor.

A primeira via ficará retida na farmácia e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento. Quem prescrever as receitas deve atentar para a necessidade de entregar de forma legível e sem rasuras duas vias do receituário aos pacientes.

- Confira a lista dos antibióticos registrados na Anvisa

As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a frase “Venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”. As empresas terão 180 dias para se adequar às novas normas de rotulagem.

A resolução definiu também novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de dez dias, em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Todas as prescrições deverão ser escrituradas, ou seja, ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo para que as farmácias iniciem esse registro e concluam a adesão ao sistema é de 180 dias.

As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que têm uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da Anvisa é ampliar o controle sobre essas substâncias, principalmente após o aumento do número de contaminaçães pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).

Fonte: Agência Brasil

Servidores da saúde fazem manifestação no Centro para evitar privatização

Servidores da saúde municipal de Natal realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira (28), no Calçadão da rua João Pessoa, no Centro da cidade. O objetivo é recolher assinaturas dos funcionários públicos para evitar a privatização de alguns setores da saúde.

Segundo Sônia Godeiro, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), alguns laboratórios já estão sendo privatizados, assim como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Pajuçara e as próximas que devem ser privatizadas. Ainda de acordo com Sônia Godeiro, as farmácias também serão terceirizadas. "O pior é que não fomos comunicados desses serviços terceirizados, soubemos através da imprensa ou do Diário Oficial", explica a diretora do Sindsaúde.

A expectativa do sindicato é recolher entre 400 e 500 assinaturas dos servidores na manhã de hoje. No dia 19 de novembro haverá um fórum com vários sindicatos de Natal para debater a privatização em alguns setores por parte da prefeitura. Na ocasião é que será decidido o que vai ser feito com o abaixo-assinado da saúde.

Greve

Uma parte dos servidores da saúde municipal permanecem em greve, apesar da conquista de alguns pontos que foram negociados com a prefeitura. De acordo com Sônia Godeiro, os grevistas são aqueles que tiveram descontos na folha salarial, por causa dos dias em greve.

Vereadores de Natal manifestam apoio contra Micarla

Apesar de a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), ter colocado a prefeitura à disposição para receber novos partidos que queiram contribuir com a sua administração, inclusive PT e PSB, lideranças municipais das duas legendas se posicionaram contra a participação dos partidos na gestão municipal. O vereador Fernando Lucena, presidente municipal do PT, disse que a sigla deverá permanecer na oposição. A líder do PSB na Câmara Municipal de Natal (CMN), Júlia Arruda, se posicionou contra a adesão pessebista.

Fernando Lucena argumentou que o PT não deve aderir à gestão de Micarla porque o partido foi derrotado por ela nas eleições de 2008. Segundo ele, a prefeita continua sendo adversária local da sigla, mesmo tendo declarado apoio à candidatura da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no segundo turno da eleição deste ano. "Não existe nenhuma discussão sobre isso no partido. O apoio de Micarla é bem-vindo, mas continuo na oposição. Sou contra a indicação de qualquer cargo. Em política, tudo pode acontecer, mas não acredito que haja essa união", declarou.

Júlia Arruda seguiu o mesmo discurso do petista. A vereadora lembrou que, apesar de ser oposição, os outros dois vereadores do PSB na CMN - Júlio Protásio e Adenúbio Melo -são da base da prefeita, o que nunca a impediu de seguir sua linha ideológica. "Ainda não vi nenhuma discussão do partido sobre indicação de cargos. Sei que os vereadores da base da prefeita têm seus espaços. Mas o partido não. O que tenho é uma posição pessoal. Sou oposição. Não apoiei a prefeita, não concordo com muitas atitudes dela e continuarei coerente com o que penso", afirmou.

Elogios a Protásio

Mesmo com as posições divergentes de líderes municipais do PT e PSB, a participação das legendas na gestão de Micarla já é tida como certa por pessoas ligadas à prefeitura. O vereador de Natal Júlio Protásio (PSB) informou ontem que a prefeita Micarla de Sousa elogiou seu desempenho à frente da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEEL) e o chamou para conversar nos próximos dias. Júlio é cotado para assumir uma das pastas da gestão municipal a partir de janeiro. O possível nome do PT que deverá fazer parte da administração verde ainda é desconhecido.

A participação de novas legendas na gestão municipal é um dos objetivos da reforma administrativa que Micarla fará para seus dois últimos anos de administração. Com a reforma, o DEM deixará o primeiro escalão, o PMDB terá mais espaços e novas legendas indicarão nomes para o secretariado. Entre as secretarias que terão novos titulares está a de Educação. O atual secretário, vereador Edvan Martins (PV), deverá deixar o cargo para assumir a presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN), já que foi eleito para o biênio 2011-2012.

Fonte: Diário de Natal

Saída de Natal da lista cidades-sede é desmentida pela CBF

O atraso no andamento das obras para a Copa do Mundo em Natal foi destaque ontem na imprensa nacional. O portal paulista Lance! apontou a capital potiguar como uma das sedes mais atrasadas e alguns jornalistas alertaram novamente para a possibilidade da perda do posto de sede para duas das cidades escolhidas, atendendo ao desejo inicial da Fifa em ter apenas dez estádios, no caso, Natal e Curitiba.

Entretanto, os presidentes da CBF e Fifa trataram de desmentir as afirmações e garantiram Natal como sede em 2014. "Seria praticamente um milagre se tudo estivesse pronto agora e não houvesse nada a ser feito. Ainda há três anos e meio pela frente, e tenho certeza de que as soluções serão encontradas", afirmou Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao diário Lance!. "Se levarmos em consideração o que aconteceu na Alemanha, em 2006, e com a África do Sul, em 2010, vamos constatar que também houve problemas. Então, estamos acostumados a ter problemas", comentou.

Blatter comentou ainda o fato de Teixeira ocupar o cargo de presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e da CBF concomitantemente. "Não vejo problema. Geralmente, não é o que acontece em Copas do Mundo, mas a posição de Teixeira no futebol brasileiro é tão forte que ele pode ser o chefe dos dois escritórios", afirmou.

Em Natal, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) convocou uma entrevista coletiva para reafirmar a participação da capital potiguar no mundial. Henrique disse que ligou para Ricardo Teixera no final da tarde de ontem e, da Suiça, o presidente da CBF confirmou Natal como sede da Copa.

O deputado criticou as informações veiculadas sobre o andamento das obras na mídia e disse que Natal está cumprindo o cronograma. "Isso é um absurdo. Não sei de onde partiu. Foi divulgado de forma irresponsável por pessoas que são contra o Rio Grande do Norte", disparou. Sobre possíveis fontes de dentro da CBF que teriam confirmada a exclusão de Natal e Curitiba da Copa, o deputado novamente repudiou as informações. "Essas fontes são obscuras e deveriam ser jogadas na lata do lixo", afirmou.

Henrique disse ainda que, segundo Ricardo Teixeira, Natal foi uma das melhores escolhas da Fifa devido a "boa estrutura hoteleira, ar mais puro das américas e gente hospitaleira". O deputado citou ainda o atraso das obras em São Paulo como garantia de permanência de Natal. "Era mais fácil São Paulo ser excluída porque apresentou problemas desde o ínicio", comentou.

Reunião na CBF

Hoje o secretário extraordinário para assuntos da Copa 2014 no Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, participa de uma reunião às 14h com a equipe do Comitê Organizador no escritório da CBF/ Fifa, no Rio de Janeiro, para a discussão dos projetos técnicos nas áreas de tecnologia da informação, telecomunicações e instalações.

Fonte: DIÁRIO DE NATAL