quarta-feira, 18 de maio de 2011

Delegado Geral de Polícia pede exoneração do cargo

O delegado geral de polícia do Estado, Ronaldo Gomes de Moraes, vai deixar o cargo. Nesta quarta-feira (18) ele confirmou a informação de que deixaria o posto e pediu a exoneração, alegando problemas de saúde na família. A solicitação será atendida e será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial.

Durante as últimas 48 horas surgiram as primeiras informações sobre a possível saída de Ronaldo Gomes do cargo. Ele, no entanto, estava incomunicável e as assessorias de comunicação da Degepol e Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) também não confirmaram a saída. Contudo, ele pediu, pessoalmente, a exoneração ao titular da Sesed, Aldair Rocha.

Com a saída de Ronaldo Gomes, o delegado geral adjunto, Chrystian Medeiros, ocupará o cargo interinamente. Ele não poderá ser efetivado no posto de delegado geral porque já comandou durante dois mandatos consecutivos o Conselho Superior de Polícia Civil (Consepol).

O secretário Aldair Rocha informou que o novo delegado geral será indicado em até 15 dias.

Professores em greve cobram apoio dos deputados estaduais


Os professores da rede pública estadual, em greve desde o início do mês, realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (18). O movimento tinha como objetivo atrair a atenção dos deputados e cobrar dos parlamentares ajuda para solucionar problemas na educação.

Entre outros motivos, a greve está instalada principalmente devido à não implantação do plano de cargos, carreiras e salários da categoria, que teria o salário inicial de R$1.530,00. Com a alegação por parte do Governo de que não há condições para atender às demandas, os profissionais seguem em greve.

"É o momento de apresentar aos deputados e deputadas, a quem ainda não se debruçou sobre a nossa pauta, para nos ajudar nessa causa", disse a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, em discurso em frente ao palácio José Augusto.

Os professores têm a expectativa de uma reunião com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, na próxima terça-feira (24), e realizarão uma assembleia da categoria no dia 31 de maio, onde vão avaliar o movimento grevista.

ALRN apresenta ações no encontro da Unale

Começa hoje e segue até sexta-feira, 20, em Santa Catarina, a XV Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O evento é promovido pela Unale em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. "Essa troca de informações é extremamente salutar, claro, respeitando-se as particularidades de cada estado. Além disso, unidos, temos mais força para pleitear uma pauta comum aos estados junto, por exemplo, ao Congresso Nacional e ao governo federal", afirmou Ricardo Motta.

A conferência terá cerca de 600 legisladores, e tem como tema principal "Brasil: reformas e perspectivas". Estão confirmadas as palestras do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), do jornalista economistas Luis Nassif, entre outros.

Durante o encontro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai apresentar o projeto de inclusão dos portadores de Síndrome de Down, de iniciativa do presidente Ricardo Motta. A peça publicitária veiculada na mídia potiguar também será apresentada. Na ocasião será mostrado, também, um vídeo convidando os deputados estaduais de todo o país a participarem da Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) que será realizado em 2012, em Natal.

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) participa da Conferência para apresentar aos representantes de outros estados como funciona a experiência da Telemedicina em cardiologia no Sistema Único de Saúde. As deputadas Márcia Maia (PSB) e Larissa Rosado (PSB) vão participar do encontro.

Nestes três dias, serão promovidos encontros paralelos como da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE) e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).

A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) organiza o I Seminário Internacional de Mídias Legislativas. Na oportunidade serão realizadas palestras e painéis que tratarão, dentre outros temas, de assuntos relacionados à comunicação legislativa e ao marco regulatório brasileiro. Serão convidados diretores de TVs e Rádios Legislativas de outros países, como México, Peru, Colômbia, Argentina, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Enem pode ter 6 milhões de inscritos este ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou hoje os detalhes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, marcado para os dias 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira (23) e, segundo a presidenta do instituto, Malvina Tuttman, o número de participantes pode chegar a 6 milhões, cerca de 1 milhão a mais que no exame do ano passado.

As inscrições serão feitas via internet a partir das 10h do dia 23 até o dia 10 de junho. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

O edital da prova será publicado amanhã (19) no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá pelo menos duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas, 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Fonte: Agência Brasil