domingo, 21 de novembro de 2010

Missa na Pedra do Rosário reúne mais de 10 mil pessoas


Uma multidão estimada em mais de 10 mil pessoas - pelas contas dos jornalistas - estiveram bem cedo à pedra do Rosário para a missa solene da alvorada, ponto culminante da 257ª festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal.

Nas primeiras horas da madrugada, como tem sido de praxe, já havia gente de vigília; muitos integrantes de comunidades católicas, como grupos de Nova Descoberta, Conjunto Santarém e Loteamento José Sarney, foram chegando à medida que a hora ia avançando.

Por volta das 5h20, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação retornou da procissão marítima, iniciada duas horas antes, no Barco-Escola Chama-Maré, acompanhada de parte do clero e escoltada por marinheiros.

A esta altura, a multidão já ocupava uma extensão de pelo menos 100 metros "fechados" da Avenida do Contorno e da rua Paula Barros, apelidada de "rua do alto da Pedra" por algumas pessoas - na escadaria característica que liga a rua à avenida, ninguém mais passava.

Tanta gente, principalmente muitas pessoas "de idade", como se diz, que levantou um temor - e se alguém passasse mal com o calor e o sol de derreter juízo que viria após as 6h? Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local de prontidão para alguma eventualidade - felizmente, muito poucas: pelo menos dois atendimentos foram feitos. Do mundo nada se leva

A missa foi presidida pelo pároco da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (a popular Catedral Velha, à praça André de Albuquerque), monsenhor Agnelo - substituindo o arcebispo D. Matias Patrício.

A homilia ficou a cargo do padre Dalmário Barbalho, que mora há mais 30 anos próximo à Pedra do Rosário, e se emocionou ao lembrar que, até um dia desses, apenas acompanhava o evento - em sua explanação, que girou em torno das questões da humildade e da temporalidade, lembrou que, em outras palavras, o ser humano nada leva deste mundo, e que no fim "tudo passa", sem perder de vista a importância da padroeira para a capital potiguar.

Nem só de fiéis e famílias inteiras estava formada a multidão na Pedra do Rosário. Aqui e ali puderam-se ver, por exemplo, algumas pessoas vestidas com camisas e uniformes do ABC, que na véspera conquistou o inédito título brasileiro da Série C, como se viessem direto das comemorações para agradecer à padroeira pelos êxitos do clube alvinegro; e pelo menos um desportista foi visto no meio da multidão - o professor-técnico de handebol de areia Júnior Canindé, devoto fervoroso e acompanhado pela família, agradecendo à Nossa Senhora pelo andamento do ano de 2010. E havia pelo menos um representante da categoria política - a prefeita Micarla de Souza, que amargou a sina de levar uma vaia da multidão no finzinho da solenidade.

Programação

A missa na Pedra do Rosário foi encerrada por volta das 7h10; vinte minutos depois começou uma nova missa, desta vez na Catedral Velha.

Pela programação divulgada pela Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Natal, às 10h, na Catedral Metropolitana - a popular Catedral Nova - está programada missa solene, presidida pelo Arcebispo, D. Matias Patrício; à tarde, a partir das 14 h, via haver caminhada, saindo do Santuário dos Mártires (no bairro de Nazaré), com destino à Catedral Metropolitana, onde, às 17h, haverá a missa de encerramento da festa.