terça-feira, 9 de agosto de 2011

Márcia Maia cobra mais agilidade do ITEP

A deputada Márcia Maia (PSB) cobrou nesta terça-feira (09) mais agilidade na entrega de laudos do Instituto Técnico Cientifico de Polícia (ITEP) do Rio Grande do Norte. Ela citou o caso do jornalista Aclecivan Soares, que teve o pai falecido no início de fevereiro e até hoje ainda não recebeu o laudo.

“São seis meses de espera e para o Estado é uma coisa muito simples. Mas para a família é tudo. É o laudo que determina o inicio da investigação ou até mesmo uma possível pensão pra família”, disse a parlamentar.

Márcia aproveitou para parabenizar a iniciativa do deputado Ezequiel Ferreira (PTB), que protocolou um requerimento solicitando ao Governo do RN melhorias no ITEP de Mossoró, afim de dar mais agilidade no atendimento e diminuir o fluxo em Natal.

Em aparte, os deputados Larissa Rosado (PSB), Tomba Farias (PSB), Ezequiel Ferreira, Fernando Mineiro (PT) e George Soares (PR) elogiaram o tema trazido à tribuna. Larissa afirmou que o assunto já foi discutido com o secretário estadual de segurança, Aldair da Rocha, em uma audiência pública realizada em Mossoró.

George Soares pediu a implantação do ITEP em Assú.O líder do governo, deputado Getúlio Rêgo (DEM), disse que ao tomar conhecimento do problema, entrou em contato com o diretor geral do órgão, Nazareno de Deus Costa, que ficou de averiguar as razões da lentidão no atendimento e prometeu dar uma resposta amanhã.

Getúlio disse que o governo deverá tomar as devidas providências, pois é um serviço que tem que ser oferecido com rapidez, já que é um momento de muita dor para as famílias.

Alunos entendem mais de computador e internet do que professores, mostra pesquisa

Brasília - O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas ainda é desafio para boa parte dos professores. Pesquisa divulgada hoje (9) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles próprios.

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores apontam a faltam de infraestrutura adequada como um dos fatores de limitação para o uso efetivo da tecnologia no aprendizado. Entre os problemas, foram citadas a baixa velocidade de conexão de internet e o número insuficiente de computadores conectados.

A pesquisa entrevistou 1,5 mil professores e quase 5 mil alunos de 497 escolas para identificar os usos da internet na rotina do ensino público do país. Segundo o CGI.br, 100% das unidades da rede em área urbana estão equipadas com computadores e 92% têm acesso à internet. Em média, os colégios tinham 23 computadores instalados e 18 em funcionamento. Para 75% dos docentes entrevistados, a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas são os contatos informais com outros educadores.

Na avaliação do diretor de Formulação de Conteúdos Pedagógicos do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Gotti, é natural que os professores aprendam com seus alunos e colegas em função da velocidade com que as tecnologias evoluem atualmente. O ministério conta com um programa de capacitação para o uso do computador que já formou mais de 300 mil profissionais, mas, segundo Gotti, é impossível que esse curso seja a única fonte de formação e atualização dos docentes.

"O professor precisa sempre estar procurando novas formas de atualização, até mesmo pela internet, mas principalmente com os seus alunos, com a nova geração", assinala. "Quando a gente olha a questão do uso do computador, bem ou mal a gente nota que há um incremento na utilização em função do que é o aluno do século 21, que está muito mais antenado nessa questão e, de uma certa forma, induz o professor a incorporar essas tecnologias."

Das escolas que participaram da pesquisa, 81% têm laboratório de informática, mas 14% não contem com conexão à rede. Apenas 4% das salas de aula têm computador. O local da escola em que a máquina está mais presente é na sala do diretor ou coordenador pedagógico (88%).

Para o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), que coordenou os estudos, o modelo de acesso às TICs via laboratório de informática precisa ser superado para que o computador seja inserido na rotina de aprendizagem da sala de aula.

Gotti não acredita que o laboratório de informática deva ser aposentado, mas defende que novas tecnologias sejam incorporadas à sala de aula. Ele cita como exemplo o Programa Um Computador por Aluno (UCA), que desde o ano passado disponibiliza uma linha de financiamento para que estados e municípios comprem a custo mais baixo laptops para serem usados individualmente pelos alunos. Segundo o diretor do MEC, cerca de 250 mil equipamentos já foram adquiridos pelas redes de ensino. O ministério já estuda a possibilidade do uso de tablets em sala de aula, mas ainda não há definição de qual seria a política adequada.

"O entendimento é que precisamos expandir essa questão da utilização do computador e o laboratório continuará existindo, porque tem outras funções e pode ser usado como biblioteca virtual, espaço de consulta para o professor, o aluno e a área administrativa. As políticas são complementares e temos que nos aproximar das tecnologias da forma mais rápida possível", diz Gotti.

Com informações da Agência Brasil.

Hermano vai criar Fórum Permanente para discutir Região Metropolitana de Natal

O deputado Hermano Morais (PMDB) disse que irá criar um Fórum Permanente de Debate sobre a Região Metropolitana de Natal e suas necessidades. Na sessão plenária desta terça-feira (09), Hermano disse que no dia 22 de setembro irá realizar uma audiência pública para discutir o tema.

Ele disse que os municípios que integram a região precisam se organizar e planejar seu crescimento estruturado. “A maioria dos serviços urbanos se concentram apenas em Natal e isso acaba trazendo diversos problemas para a população, como superlotação nos hospitais, transporte público, abastecimento de água e outros”, afirmou o deputado.
Em aparte, o colega Fernando Mineiro (PT) informou que a UFRN irá sediar um seminário sobre o assunto nos próximos dias 22 e 23.

Ministro afirma que 8 estádios estarão prontos em 2012

No final de 2012 teremos 8 dos 12 estádios prontos, afirma Orlando Silva no Roda Viva

O ministro dos Esportes disse também que São Paulo demorou para acordar, referindo-se à definição do estádio que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014

Durante entrevista ao programa Roda Viva desta segunda-feira (8/8), às 22h15, na TV Cultura, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, mostrou-se otimista com o andamento das obras para a Copa do Mudo de 2014, no Brasil.


A polêmica em torno das obras do estádio do chamado Itaquerão, em São Paulo, foi levantada durante o programa, a qual o ministro falou que o que houve é que “demorou para o Estado de São Paulo acordar”. Quanto à definição pelo Corinthians em troca do Morumbi como local para os jogos na cidade, ele disse que foi apenas uma troca de endereço. “O que houve foi uma mudança de endereço”. Em sua opinião “quem protelou São Paulo foram os seus governantes”.

Silva reconhece a indefinição quanto à cidade que irá abrir o mundial, mas refere-se a São Paulo como a que tem boas condições para que isso aconteça. E justifica as obras do Itaquerão: “São Paulo tem outros eventos que dão sustentabilidade. São Paulo vai ganhar muito mais com a receita gerada”.

Ao ser perguntado pelo atraso nas obras, o ministro nega que isso esteja acontecendo e esclarece com otimismo: “As obras estão caminhado. No final de 2012 teremos 8 dos 12 estádios prontos”, esclarecendo que três deles são de iniciativa privada: Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.


Outra questão levantada foi sobre os aeroportos. “O plano de aeroportos é para o Brasil de hoje. Não é para a Copa”, diz. E ainda declara que a decisão da presidente Dilma de fazer concessão de aeroportos é corajosa. “São os principais aeroportos e esperamos que as empresas privadas façam bem”.

Perguntado sobre o montante investido na Copa, o ministro declara que não é possível saber. “O número não está definido. Parte do investimento é Copa e parte é do Brasil”, afirma.

Ao declarar a importância do mundial para o Brasil, Silva diz: “O Brasil é muito importante. Copa e Olimpíadas são plataformas e temos muita coisa para ensinar ao mundo. Em 2014 vamos celebar um grande momento no País”.

Fonte – TV/Cultura