sexta-feira, 22 de julho de 2011

Presidente participa de reunião com agentes

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, participou de reunião, no final da tarde desta sexta-feira, 22, entre os representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários e os secretários do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes e da Justiça, Thiago Cortêz. A vice-presidente do Sindicato, Vilma Batista, entregou uma cópia de relatório feito sobre o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte e de uma pauta de reivindicações. Também participou do encontro a deputada estadual Gesane Marinho.

Na abertura da reunião, o deputado Ricardo Motta destacou a compreensão da categoria que, um reconhecimento ao momento de dificuldade financeira pelo qual passa o Governo do Estado, decidiu negociar sem fazer greve. “Eu destaco a compreensão da categoria em não entrar em greve. Não tenho dúvida de que essa boa vontade será reconhecida pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado”, afirmou.

“A categoria optou por não fazer greve. Nós estamos dando condições ao Governo do Estado e queremos uma contrapartida do Governo, após resolvida essa questão financeira. Nós não queremos confronto, nós queremos construir juntos”, afirmou a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

Ficou estabelecido entre os secretários Paulo de Tarso Fernandes, Thiago Cortêz e os representantes do Sindicato a criação imediata de uma comissão para fazer um re-estudo do projeto que estabelece o Plano de Cargos dos Agentes Penitenciários, o envio de uma mensagem para reajuste do salário da categoria, após estudo a ser feito pela área financeira do Executivo, nomeação de 12 novos agentes penitenciários em função da vacância dessas vagas e tramitação de proposta para criação de mais 600 vagas de agentes.

“Assumo o compromisso de que o Governo vai tratar os senhores do mesmo modo que vem tratando as demais categorias, independente de greve”, afirmou o secretário Paulo de Tarso Fernandes.

O deputado Ricardo Motta assegurou que a Assembleia Legislativa está à disposição para dar celeridade à apreciação de todas as matérias de interesse dos agentes penitenciários que venham a ser encaminhadas à Casa pelo Governo do Estado.

Prefeitura vai construir área de lazer no antigo lixão de Cidade Nova

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, visitou hoje (22) a estação de transbordo, em Cidade Nova, na zona Oeste. Ela viu de perto o funcionamento da estação que recebe diariamente mais de 700 toneladas de lixo das zonas Sul, Leste e Oeste da capital. No local, já funcionou um lixão, que foi desativado pela prefeitura. Agora, a área será urbanizada.

"Neste local construiremos uma área de lazer, que contará com Academia da Terceira Idade, pista de bicicross, motocross, skate e onde será edificada a Praça do Catador, além do replantio de árvores e de um pomar" salientou a prefeita. "Também vamos participar do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas do Governo Federal", completou.

Os resíduos são depositados na estação e em seguida transferidos em carretas para o aterro sanitário de Massaranduba, em Ceará-Mirim. A prefeita visitou ainda o galpão de uma cooperativa de materiais recicláveis, onde conversou com as catadoras, e o local em que será construída uma área de lazer para a população da zona Oeste. A estação provisória de transferência foi criada em 2004 logo após o fechamento do lixão que funcionava em Cidade Nova.

Micarla lembrou que a Urbana retirou todo o lixo que estava na estação. Seguindo o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que une proteção ambiental à inclusão social, a Prefeitura dará ainda mais atenção à coleta seletiva, até como forma de preparar a cidade para a Copa do Mundo 2014. "Estamos implantando a coleta seletiva no conjunto Cidade Satélite na próxima semana, a exemplo do que já ocorre em Ponta Negra. Para isso, contratamos as cooperativas de materiais recicláveis para realizar a coleta", anotou.

Conforme o presidente interino da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Sérgio Pinheiro, a capital teve um grande avanço no tocante ao destino final dos resíduos urbanos. Ele disse que a Urbana vai incrementar o Programa de Coleta Seletiva e tentará abranger uma grande área da cidade. "A Prefeitura vai contratar as cooperativas Cocamar e Coopcicla para fazer esse trabalho", informou.

Na ocasião, a prefeita foi recebida no escritório do diretor da Cocamar e representante dos catadores do Brasil para a América Latina, Severino Lima Junior. Acompanhada do presidente interino da Urbana, Sérgio Pinheiro; do diretor de Operações, Alexandre Miranda; diretor de Assuntos Comunitários, Ubaldo Bezerra; servidores municipais e lideranças comunitárias, a prefeita Micarla de Sousa ainda visitou a lagoa de captação da estação de rebordo.

Com informações da Secom.

Estreia filme nacional de ação "Assalto ao Banco Central"

Inspirado no famoso episódio ocorrido em Fortaleza há seis anos, onde um engenhoso plano deu conta do maior roubo a banco da história, o filme "Assalto ao Banco Central" chega aos cinemas natalenses nesta sexta-feira e marca a estreia do diretor e ator Marcos Paulo nas telonas. Com elenco estelar, o longa metragem remonta a ousada operação que surrupiou mais de R$ 160 milhões de um cofre subterrâneo na capital cearense.

Escoltada por uma equipe de consultores, advogados e pesquisadores, que deram suporte e base legal ao projeto, a produção levou dois para ficar pronta. Na vida real, a quadrilha levou três meses para escavar o túnel de 80 metros até o cofre e transportar as 3,5 toneladas de dinheiro. Para o roteirista Renê Balmonte, que também co-assina livro homônimo sobre o caso, duas questões foram fundamentais para nortear seu trabalho: quem são as pessoas envolvidas, que passaram de bandidos comuns aos ladrões mais famosos da país? E como elas planejaram e executaram um crime tão sofisticado?

Para tentar responder esses questionamentos entram em cena os atores Eriberto Leão, Hermila Guedes, Milhem Cortaz, Lima Duarte, Tonico Pereira, Fábio Lago, Antônio Abujamra, Milton Gonçalves, Cássio Gabus Mendes, entre outros rostos conhecidos da televisão, protagonizam a intrincada trama, que tenta desvendar todos os passos da operação: desde a preparação da quadrilha, até os bastidores da investigação da polícia federal. Vale registrar que os ladrões não dispararam um único tiro nem usaram de violência.

As filmagens de "Assalto ao Banco Central" duraram cinco semanas, com rotina de 12 horas diárias de trabalho. As cenas foram rodadas em Fortaleza e no Rio de Janeiro e consumiram 220 latas de filme 35 mm. Toda a produção contou com apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Banco Central, geólogos e empresas de segurança bancária.

Este foi o segundo maior assalto a banco do mundo, o primeiro aconteceu em Londres, em 1987, quando ladrões 'sacaram' 40 milhões de libras (US$ 72 milhões).

DOIS LADOS DA MOEDA

Para quem acompanhou o caso de perto, algumas divergências entre a ficção e o que foi realmente apurado pela polícia podem ser destacadas: enquanto a Polícia Federal contabilizou o roubo de 3,5 toneladas de dinheiro, o filme dá conta de algumas centenas de quilos - nada que chegue a somar "toneladas"; o túnel real tinha 70cm de altura e contava com refrigeração, enquanto na ficção o lugar tem mais de um metro e a temperatura é medida na tela através da transpiração excessiva dos personagens; outro detalhe é a diferença entre o número de pessoas envolvidas no crime.

Programa Emprego destaca reforma de Hotel Escola

O programa Emprego dessa semana destaca a ampla reforma que o Senac está fazendo no Hotel Escola Barreira Roxa, que vai aumentar o número de cursos profissionalizantes oferecidos pela Instituição e dobrar a capacidade de alunos. Nesta edição, o Emprego mostra ainda a seleção para estagiário do Tribunal de Justiça do RN e o concurso para professor da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O programa vai ao ar de segunda a sexta, dentro da programação da TV Assembléia.