sábado, 1 de janeiro de 2011

Marcia Maia dá posse a nova governadora

A governadora eleita Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria foram empossados no início da noite deste sábado, 1, em concorrida sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no Teatro Alberto Maranhão (TAM). Estiveram presentes várias autoridades, entre políticos, magistrados e secretários estaduais, que acompanharam Rosalba discursar sobre as ações que pretende desenvolver, destacando os desafios que terá pela frente durante a sua gestão.

Entre as presenças, os senadores José Agripino, João Faustino, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, os deputados federais Betinho Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia, Rogério Marinho e o deputado eleito Paulo Wagner, além dos presidentes do TJRN – desembargador Rafael Godeiro, do TCE, Valério Mesquita e da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins.

A solenidade teve início às 18 horas e foi presidida pela presidente da Assembléia Legislativa, deputada Márcia Maia. A governadora eleita Rosalba Ciarlini chegou ao teatro acompanhada do marido e dos quatro filhos. O vice-governador, Robinson Faria, também chegou ao lado da família. No início da sessão solene, a presidente da AL designou uma comissão composta pelos deputados José Dias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e Getúlio Rego para conduzir a governadora e o vice até a mesa. Rosalba e Robinson entraram no TAM ao som da música “O que é o que é”, de Gonzaguinha, executada pela banda da Polícia Militar do RN e foram bastante aplaudidos pelos presentes. Em seguida, Márcia Maia convidou os dois para prestar o compromisso constitucional e logo após houve a execução do hino nacional.


O primeiro secretário da AL, deputado Ricardo Mota, fez a leitura dos termos de posse, assinado por Rosalba e Robinson. Em seguida, a presidente da Assembléia fez a entrega da bandeira e da Constituição do estado do RN à Rosalba e ao vice. Na oportunidade, Márcia Maia também entregou um buquê de rosas à governadora.
Pronunciamento
Empossada, a governadora deu inicio ao seu primeiro discurso como chefe maior do Executivo e começou afirmando que está pronta para servir ao povo do Rio Grande do Norte. Rosalba disse que esse é um momento de intensa reflexão por ter sido a escolhida dos norte rio-grandenses. “Não tenho vergonha de confessar que neste momento meu primeiro sentimento é de reflexão por ter sido a escolhida para governar o RN. Sei que tudo isso oculta uma grande expectativa popular e desvendar essas expectativas será a minha missão. E digo que estou pronta para assumir o cargo de governadora do RN”, assegurou.
A governadora lamentou a desordem orçamentária e descontrole financeiro do governo anterior. “A comissão que designei para fazer um levantamento da real condição financeira do RN, constatou que existem fortes indícios de manipulação ilegal e indevida de recursos para fins diversos. Iniciaremos com a difícil tarefa de verificar o dano causado à saúde financeira do estado. Malgrado as atuais e sérias dificuldades financeiras do Estado, agravadas dramática e publicamente nos últimos dias, uma gestão pautada pela irresponsabilidade”,criticou.

Em seu pronunciamento, destacou a necessidade de medidas para sanear problemas principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Sobre a Saúde, Rosalba disse que é um setor que clama por socorro e remédio: “O cenário de desumanização não se harmoniza com o montante expressivo de recursos alocados ao estado pelo SUS, o que evidencia grave distorção gerencial de todo o aparato de saúde pública no estado”.


Quando mencionou a questão da educação, disse que iria devolver o aluno à sala de aula e ao estudo e para isso o magistério seria convocado para liderar um grande pacto envolvendo governo, alunos, professores, familiares e toda a sociedade. “A educação pública no Rio Grande do Norte vai superar seu próprio desafio, e dar o salto de qualidade que dela a sociedade espera”, disse.

Rosalba disse ainda que a prática administrativa será de racionalizar não só custos e despesas, mas até idéias e projetos, definindo o que for prioritário. A governadora também falou da relação que pretende ter com o governo federal. “Nada afasta o Rio Grande do Norte da presidenta Dilma Rousseff, a quem o RN manifesta seu respeito e a expressão de justificada confiança”, disse.

Ela também lembrou sua experiência política e administrativa como prefeita de Mossoró e senadora. Logo após seu discurso, ao encerrar a sessão solene, a deputada Márcia Maia parabenizou a governadora e o vice pelo êxito e se colocou à disposição para colaborar com a gestão. Márcia Maia fez uma menção especial ao vice Robinson Faria, que presidiu o parlamento estadual nos últimos oito anos.

Ao final da cerimônia houve a execução do hino do estado do RN. Encerrada a sessão, a governadora e o vice se deslocaram em carro aberto ao Salão Nobre do Palácio da Cultura, atual Pinacoteca, para a transmissão do cargo.