quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto denomina hospital de Monsenhor Expedito Medeiros


Projeto de Lei de autoria do deputado Gustavo Carvalho, apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nesta quinta feira, 25 denomina de “Hospital Regional Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros” o hospital de São Paulo do Potengi.

“O nosso mandato atende um pedido do povo daquele município, que venera Monsenhor Expedito pela obra religiosa e por todos os serviços prestados a região nas décadas em que foi pároco de São Paulo do Potengi. Essa é uma homenagem, uma reverência de viés póstumo, a uma ilustre personalidade eclesiástica, um homem amado e respeitado por toda a região e conhecido em todo o Rio Grande do Norte”, justificou.

Gustavo Carvalho destacou que o Monsenhor foi o líder religioso de maior expressão da região, ressaltado como o Profeta das Águas, por sua trajetória de vida e pela luta em defesa das adutoras que beneficiam hoje quase todo o Estado.

O deputado recebeu apartes dos colegas José Dias e Hermano Morais que pediram para subscrever o projeto.

Convênio garante 13 mil pistolas para a Polícia Militar do RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte irá receber mais de 13 mil pistolas tipo PT-100, calibre .40. O armamento é fruto de um convênio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o Governo de São Paulo, recentemente firmado entre Rosalba Ciarlini e Geraldo Alckmin. As armas deixarão de pertencer à Polícia Militar daquele Estado, que está trocando por outros tipos de pistolas mais leves.

A informação foi confirmada durante a manhã desta quinta-feira (25) pelo comandante-geral da PM/RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva - em pronunciamento no Quartel do Comando Geral em comemoração pelo Dia do Soldado. Ainda não há data para a transferência do armamento e início da utilização por parte do efetivo no Rio Grande do Norte.

Parte da PM/RN ainda trabalha com revólveres calibre 38, que são considerados equipamentos defasados na segurança pública. A quantidade de 13 mil pistolas, ultrapassa até mesmo o efetivo atual existente na Corporação. "O número faz referência ao efetivo previsto em lei. Hoje, trabalhamos com menos pessoal do que a lei garante", esclareceu o coronel Araújo.

O armamento foi garantido depois de que o governo de São Paulo afirmou que iria descartar as pistolas e abriu disputa nacional para outras corporações as adquirirem. O comando-geral no RN realiza contatos com o Exército Brasileiro para viabilizar a transferência dos equipamentos. O coronel Araújo anunciou ainda a aquisição de 1.100 novos coletes balísticos.

AL homenageia os 100 anos da Liga de Ensino


A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, 25, sessão solene em homenagem aos 100 anos da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, idealizada e criada pelo professor Henrique Castriciano. A solenidade foi uma proposição do deputado Agnelo Alves (PDT), que destacou a importância do trabalho da instituição de ensino para o Estado. “Entre o nobre profissão de ensinar e a ansiedade de quem quer aprender se formam laços para toda a vida, e até hoje a Liga de Ensino reflete a dedicação de Henrique Castriciano”, disse Agnelo Alves. O parlamentar também fez questão de lembrar-se da ex-coordenadora, e símbolo da Escola Doméstica, Noilde Ramalho falecida em dezembro de 2010.

O atual presidente da Liga de Ensino, ex-deputado Manoel de Brito, falou em nome da instituição que hoje é composta pela Escola Doméstica, Colégio Henrique Castriciano, e Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (Farn). “A Liga de Ensino sempre prezou pela educação e desenvolvimento do nosso Estado. É uma grande honrar e alegria, que a Casa do Povo do Rio Grande do Norte reconheça um trabalho tão bonito”, afirmou Manoel de Brito.

Nesta quinta-feira comemora-se o Dia do Soldado

Nesta quinta-feira (25) comemora-se o dia do soldado. Data é comemorada neste dia em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alvo de Lima e Silva, nascido aos 25 de agosto de 1803. O Marechal entrou na história como "o pacificador", sufocando muitas rebeliões contra o Império.

O soldado é o agente executante, militar abnegado e pronto para atender a qualquer ordem que lhe seja dada. No Corpo de Bombeiros, é aquele que entra na casa em chamas e que está na linha de frente em todos os combates. Homens e mulheres do fogo, da água, da terra e do ar, com coragem, disciplina, dedicação e grandeza de caráter, os soldados estão prontos para servir a sociedade de acordo com os princípios básicos de hierarquia e disciplina e sempre na busca pelo bem ao próximo.

A classe de soldados está além do que os regulamentos militares expõem em sua linguagem rebuscada. Para a maioria das pessoas que fazem parte da sociedade, diferenciar postos e graduações não é muito fácil ou comum. Para elas, o soldado do Corpo de Bombeiros não é só aquele que executa e que é comandado, o soldado é todo aquele que com presteza ajuda o próximo quando este necessita. Atualmente o Corpo de Bombeiros do RN possui 652 bombeiros, sendo 421 soldados.

Na manhã de hoje, cerca de 400 militares, sendo 300 policiais e 100 bombeiros, participaram de um café da manhã no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Tirol, em Natal
.

Desabastecimento na rede de saúde de Natal será investigada pelo MP

Após o descarte de medicamentos, o Ministério Público Estadual agora acatou denúncia do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat) e vai "apurar crise no abastecimento na rede municipal de saúde em Natal/RN".

A portaria nº 146 publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira informa que o processo está em fase de diligências iniciais. O MP requisita à Secretaria Muncipal de Saúde de Natal, que num prazo de 10 dias úteis remeta cópias das notas fiscais das compras de medicamentos e produtos médicos.

O período abarcado nas compras se refere a julho de 2010 "até a presente data, devendo a requisitada providenciar cópia legível da nota fiscal, de forma que seja possível identificar com clareza o servidor responsável pelo recebimento dos medicamentos e produtos".

A investigação é conduzida pelo promotor de Justiça Afonso de Ligório Bezerra. Nesta quarta-feira (24), o Ministério Público Estadual já sinalizara investigação semelhante ao publicar portaria dando conta de que apuraria os descartes de medicamentos feitos em Natal em 6 e 12 de agosto.

A denúncia

O Sinsenat se baseia em investigações feitas pelo próprio sindicato e por averiguações do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Ambos teriam constatado precariedade na rede pública, apesar de o Diário Oficial do Município, argumentam, dar conta de compras emergenciais de medicamentos para a rede municipal.

De acordo com a denúncia oferecida ao Ministério Público, os Decretos 8.641, de janeiro de 2009, de 8.686, de abril do mesmo ano, não produziram os efeitos a que se propuseram. Eles instituíram situação de calamidade pública, e permitiram à Prefeitura do Natal a compra de medicamentos com dispensa de licitação.

A situação de calamidade foi prorrogada por mais seis meses e vingou até o fim de 2009, no primeiro ano da atual gestão. Nesse meio tempo, observam os denunciantes, um contrato no valor de R$ 2,4 milhões foi firmado com a TCI-BPO para a armazenagem, controle e distribuição de medicamentos. Por índicios de irregularidades, o dispositivo foi candelado.

Na denúncia, se apresenta ainda o fato de que o ex-secretário de Saúde, Thiago Trindade tentou a abertura de processo licitatório (022301/2010-28) para abastecer a rede definitivamente, mas o processo a compra não andou. Um consulta ao protocolo da Prefeitura do Natal revelou que o processo não existe mais.

Conforme vem fazendo desde 07 de agosto, o Nominuto tentou contato com a secretária municipal de Saúde, Perpétuo Socorro. Mas ela não atendeu, nem retornou as ligações.

*nominuto.com

Assembleia recebe debate sobre Pronatec com o relator da matéria na Câmara Federal


O Programa Nacional de apoio ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai passar por debates em todas as capitais do país, e hoje a edição potiguar foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa. O presidente Ricardo Motta destacou a importância do debate para melhorar a educação no país. “Esse projeto do Pronatec prevê recursos de R$ 1bilhão, e temos a obrigação de debater para que seja bem empregado e realmente transforme a educação no país”, defendeu Ricardo Motta.

Durante a audiência pública promovida pela deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), a parlamentar que atualmente preside a Comissão de Educação da Câmara Federal se disse confiante quanto a aprovação do projeto. “Até setembro concluiremos a votação na Câmara, e aí falta a votação no Senado. Acredito que a presidente vai sancionar ainda este ano”, afirmou Fátima Bezerra.

A relatoria do projeto na Câmara Federal foi do deputado federal, Antônio Biffi (PT/MS) que defendeu o projeto como sendo uma nova revolução no ensino técnico do país. “Nos próximos quatro anos vamos capacitar mais de 8 milhões de jovens e trabalhadores para este mercado cada vez mais exigentes. E queremos crescer mas com muita qualidade” disse Antônio Biffi.

O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. O plano de expansão pretende chegar nos próximos quatro anos a 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.

Grupo vencedor de leilão de aeroporto no RN não cumpre prazos, diz jornal

A Corporación América, sócia em partes iguais do grupo Engevix, que venceu o leilão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, tem história marcada por dificuldades para honrar compromissos. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (25), no jornal O Estado de S.Paulo.

"No consórcio, a Engevix é sócia, em partes iguais, da argentina Corporación América, que controla a Aeropuertos Argentina 2000, detentora da concessão de 33 aeroportos no país vizinho, incluindo os de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires. O sócio argentino opera terminais em outros países, como Peru, Uruguai, Equador e Armênia, mas sua história recente na Argentina é marcada por dificuldades para honrar compromissos. Atraso no pagamento de royalties, não cumprimento dos cronogramas de obras e renegociações de contratos com o governo são algumas das dificuldades da Corporación América lembradas pela imprensa", diz a matéria.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, segundo a reportagem, admitiu que o consórcio pode ter dificuldades para pagar o elevado ágio, mas observou que há mecanismos contratuais, como multas, execução de garantias e até a retomada da concessão, para evitar calotes.

O Consórcio Inframérica, liderado pelo grupo Engevix em parceria com a argentina Corporacion América, venceu o leilão do aeroporto com uma proposta de R$ 170 milhões, e prometeu inaugurar o futuro empreendimento antes da Copa 2014. O contrato deverá ser assinado no dia 22 de novembro deste ano - antes o resultado precisa ser homologado pela Anac. O consórcio administrará a concessão por período de 25 anos, renováveis por mais cinco, e terá 36 meses para inaugurar o novo aeroporto.

fonte:dnonline.com.br