quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Agências da Caixa terão horário estendido para normalizar serviços

Através de nota, a Caixa Econômica Federal informou que todas as suas agências terão horário de atendimento estendido em uma hora para normalizar os serviços que foram prejudicados devido à paralisação de 21 dias promovida pelos bancários.

De acordo com a assessoria de imprensa do banco, o horário diferenciado permanecerá de hoje (19) até a sexta-feira (28).

Sistema de questões usado no Enem reduz chances de acerto por 'chute'

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2011), que será realizado neste sábado (23) e domingo (23) para mais de 5,3 milhões de candidatos de todo o país, utiliza um sistema de cálculo matemático diferente dos vestibulares na hora do cálculo da nota de cada candidato.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada do Enem, relaciona uma ou mais habilidades do estudante com a probabilidade de acerto da resposta. Cada questão tem um nível de dificuldade diferente e, consequentemente, valores diferentes. Assim, dois estudantes que acertarem o mesmo número de questões não necessariamente terão a mesma nota final no Enem.

Assembleia firma parceria com estado alemão


Para alavancar o desenvolvimento de negócios entre o estado alemão da Renânia-Palatinado e o Rio Grande do Norte, será assinado um termo de cooperação legislativa entre a Assembleia Legislativa e representantes do estado alemão. A assinatura, uma proposição do Presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN), será nesta quinta (20), às 17h, durante Sessão Solene no Plenário deputado Clóvis Motta.

Uma comissão formada por 23 empresários germânicos visitará o RN nos dias 20 e 21 de outubro para analisar aspectos da cooperação industrial, comercial e tecnológica com o nosso estado. Uma rodada de negócios que terá como mediadores a Fiern e a Fecomércio focará segmentos como o de energias renováveis – principalmente a eólica –, petróleo e gás, agricultura, pré-moldados e construção civil. Os três primeiros são fundamentais para a economia potiguar.


Diz o cônsul honorário alemão Axel Geppert sobre a rodada: "a vantagem é que as empresas alemães representadas são de pequeno e médio porte, a exemplo das existentes no RN. Isso favorece o diálogo".


A cooperação inclui treinamento de servidores, workshops e discussões sobre a legislação dos dois estados. Os projetos de energia renováveis e as tecnologias ambientais no Rio Grande do Norte são os que mais despertam o interesse germânico.


Durante a sessão haverá ainda a entrega de Medalha do Mérito Legislativo ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado Alemão da Renânia- Palatinado, Joachim Mertes.


A Renânia-Palatinado é um dos 16 estados alemães. De economia diversificada, possui situação geográfica estratégica e uma das mais amplas redes viárias de toda a Alemanha, com auto-estradas, conexões ferroviárias e vias de navegação fluvial. Os produtos oriundos do estado têm grande demanda tanto nos mercados nacionais quanto nos internacionais. Além de centro da vinicultura e importante produtor de madeira, o estado possui um dos maiores conglomerados químicos e de empresas fornecedoras da indústria automobilística. A Basf é um dos principais empregadores do estado. É, ainda, campeão de exportação entre os estados alemães.