sábado, 16 de abril de 2011

Uso de smartphone ao dirigir é mais perigoso que o de telefone celular

Brasília – Nos últimos anos, o uso dos smartphones, que são telefones celulares que possibilitam o acesso à internet, tem crescido entre os brasileiros. Mas os usuários desse tipo de aparelho devem ficar atentos: da mesma forma que o celular, utilizar os smartphones para checar e-mails ou acessar a internet ao volante pode gerar multas e causar acidentes de trânsito.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso desse tipo de aparelho ao dirigir, se flagrado, o motorista pode ser enquadrado no Artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe dirigir veículos automotores com apenas uma das mãos e utilizar telefone celular, mesmo com fones de ouvidos. A multa para esse tipo de infração é de R$ 85,13, e o condutor perderá 4 pontos na carteira.

O Diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Jr., alerta que o uso do smartphone é ainda mais perigoso que o do celular, pois desvia a visão do motorista para a tela do aparelho. “O risco é muito maior porque tirando a visão da frente do veículo, o motorista perde três, quatro ou cinco segundos. Se ele estiver a 100 quilômetros por hora, terá andado cerca de 120 metros sem a visão frontal, o que é um absurdo”.

Segundo o especialista, ao utilizar qualquer equipamento eletrônico na direção, o motorista passa a executar movimentos automáticos, como se fosse um robô. “Se perguntarmos a ele o que aconteceu na via naquele momento, ele não será capaz de distinguir que carro ele ultrapassou, se tinha algum pedestre, como era a sinalização. Ele estava em total desatenção com o ambiente”, disse.

O Denatran também alerta que o principal perigo dessa prática para a segurança no trânsito é a falta de atenção. Segundo estudo do órgão em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o principal fator para a ocorrência de acidentes nas estradas são os componentes humanos e comportamentais, que correspondem a 58,3% do total de acidentes. A falta de atenção especificamente é responsável por 28,2%.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem dados específicos sobre números de acessos por smartphones no país. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o número de acessos à internet por meio do Serviço Móvel Pessoal, que incluem smartphones e modems de conexão à internet, chegou a 23,6 milhões em fevereiro, com um crescimento de 81,9% em relação a 2010.

Em Brasília, o securitário Flávio Oliveira admite que usa o smartphone no trânsito por causa do trabalho, mas reconhece que a prática pode lhe render multas e até acidentes. “Às vezes uso o telefone para acessar e-mail enquanto dirijo, mas procuro não usar sempre, pois pode causar acidentes”.

Já o secretário administrativo Rubens Oliveira considera imprudente o uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirige e garante que, dependendo da urgência da ligação, coloca o telefone no modo viva-voz ou para o carro. Para ele, acessar a internet é mais perigoso que falar ao telefone. “Você tem que teclar e aí para de olhar para o trânsito e aumenta o risco de causar acidentes”.

No Distrito Federal, região com maior número de linhas de celulares por habitante no país (182,26 linhas para cada 100 pessoas), o Departamento de Trânsito (Detran) registrou 43.848 multas por uso de aparelho celular no ano passado.

*Fonte: Agência Brasil

Equipes continuam trabalhando para resgatar trabalhadores soterrados em pedreira

São Paulo - Pelo quarto dia consecutivo, as equipes de resgate trabalham na tentativa de localizar os dois trabalhadores da Pedreira Santa Tereza, na cidade de Santos, que estão soterrados desde a última terça-feira (12). Hoje (16) à tarde, novos blocos de pedra serão implodidos para abrir caminho em local onde um equipamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) detectou a presença de metais sob as rochas.

Os metais podem ser das máquinas nas quais os dois operários trabalhavam no momento em que cerca de 50 mil toneladas de pedras e terra caíram sobre eles. Ainda não se sabe se as vítimas estariam dentro ou fora dos equipamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, é um trabalho difícil e lento porque é preciso muito cuidado para evitar novos desmoronamentos. A área de atuação para o resgate é grande com cerca de 20 mil metros quadrados.

Na operação atuam cerca de 30 pessoas, entre técnicos da empresa Max Brita Comercial, que explora a pedreira, bombeiros, técnicos da Defesa Civil, do IPT e do Instituto Geológico. Parte da equipe usa escavadeiras hidráulicas especiais para chegar ao local.

No momento do acidente, ocorrido por volta das 6h da última terça-feira (12), quatro operários estavam no local: dois conseguiram escapar.

*Fonte: Agência Brasil

Alunos do ILP recebem visita do presidente

Os 70 alunos da turma do cursinho pré-vestibular oferecido pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) receberam nesta terça-feira, 12, a visita do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta. O ILP, mantido pelo legislativo potiguar, tem como vocação a oferta gratuita de cursos aos servidores da Casa e de câmaras municipais do Rio Grande do Norte. Atualmente, são 15 cursos, de pós-graduação, como Sistemas de Informações de Controle e de Processo Decisório, Finanças e Orçamento Público, Comunicação Institucional, Direito Parlamentar e Sistema Eleitoral, inglês, espanhol e informática.

O deputado Ricardo Motta falou aos alunos da satisfação em saber que a Assembleia Legislativa, fora suas atribuições parlamentares, pode oferecer perspectiva de futuro àqueles que desejam ingressar no ensino superior. “Fico feliz em saber que o Instituto do Legislativo Potiguar está cumprindo o seu papel de melhorar a capacitação dos nossos servidores e também das casas legislativas do nosso Estado e está prestando esse serviço a vocês. Tenho certeza de que vocês haverão de chegar à universidade porque, apesar do temporal que cai lá fora, a sala está repleta”, afirmou.

O presidente da Assembleia destacou o trabalho do ILP. “Quero, aqui, reconhecer o trabalho do professor Mizael Barreto e de todos que fazem o Instituto do Legislativo Potiguar”, disse. As aulas da segunda turma do cursinho pré-vestibular se iniciaram na semana passada. Segundo o professor Mizael Barreto, diretor do ILP, foi necessário fazer uma seleção dos 70 alunos devido à grande procura. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, com rigoroso acompanhamento da frequência dos alunos. No ano passado, o índice de aprovação no vestibular foi de 25%.