terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Infraero assina contrato para modernizar o Aeroporto Augusto Severo

O superintendente regional da Infraero no Nordeste, Fernando Nicácio da Cunha Filho, assina nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, às 10 horas, o contrato no valor de R$ 16,4 milhões com a construtora Cima Engenharia e Empreendimentos Ltda., empresa ganhadora da licitação para ampliar e modernizar as instalações do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Augusto Severo/Natal.

Dentre os itens contemplados constam: ampliação das salas de embarque doméstico e internacional, ampliação das salas de desembarque doméstico e internacional, aumento das áreas públicas para circulação, nova entrada da sala de embarque, adequação das áreas comerciais, criação de 10 novos balcões de check-in; recuperação da estrutura metálica; substituição do sistema termo acústico do saguão; substituição do sistema de ar condicionado e modernização de vários sistemas eletrônicos de monitoramento.

Os investimentos vão garantir o atendimento da demanda crescente de passageiros que escolhem Natal como um dos principais destinos turístico do Nordeste.

O deputado Ricardo Motta é eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa

Ricardo foi eleito à unanimidade dos 24 deputados que integram a Assembléia Legislativa.

A deputada Márcia Maia que presidia a sessão proclamou o resultado da eleição, empossou o deputado Ricardo Motta e o convidou para assumir a presidência dos trabalhos.

Agora começa a votação para os demais cargos da Mesa.

Sarney quer ‘solução rápida’ para votar reforma política

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reeleito nesta terça-feira (1) para um quarto mandato à frente da Casa, afirmou que uma das prioridades de sua gestão será a reforma política.

“Vou iniciar o debate [da reforma política] junto aos líderes dos partidos de modo que se possa encontrar uma solução rápida”, disse ele em entrevista após ser reeleito. Assim que deixou o plenário do Senado, Sarney afirmou que a reforma política é a mais importante entre todas as reformas.

“Vamos prosseguir na votação das reformas. A mais importante de todas é a reforma política, que todo o país espera”. Segundo ele, a reforma política “vai melhorar, sem dúvida, o desempenho da classe política no Brasil”.

Sarney também disse que o Senado iniciará debate em torno da reforma tributária. Entretanto, afirmou que a reforma política tem hoje mais chances de ser aprovada do que a reforma tributária. “Ela [reforma tributária] é mais técnica e não tem a motivação que temos hoje com a reforma política”, afirmou.

Eleição Questionado sobre os oito votos recebidos por seu adversário, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Sarney disse não ter ficado surpreso. Ele disse que recebeu a “maior votação” que um candidato à presidência do Senado já teve. “É uma prova de confiança. Me emocionei como nunca”, disse.

Na votação que se encerrou no início da tarde, após a posse dos senadores eleitos, Sarney recebeu 70 votos contra 8 votos do concorrente do PSOL. Houve ainda dois votos em branco e um nulo. Votaram todos os 81 senadores. O peemedebista terá a missão de presidir o Senado no período 2011-2013.

Sarney disse que reassume com um “gosto de despedida”. “Sem dúvida, é o meu último mandato, não concorrerei mais”, afirmou, em referência à possibilidade de voltar a presidir o Senado após o atual mandato.

Alvo de denúncias de irregularidades em sua gestão anterior á frente do Senado, Sarney disse estar comprometido com valores éticos. “Vamos seguir na preservação dos valores éticos e morais que nós devemos ter na vida pública”, afirmou.

Fonte: G1

Ricardo Motta é eleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Ricardo Motta (PMN) foi eleito, por unanimidade, o novo presidente da Assembleia Legislativa durante sessão realizada nesta terça-feira (1). A votação foi secreta e individual. “A oportunidade ímpar que me dão meus colegas deputados é por mim motivo de gratidão”, agradeceu. Em discurso, Motta também se lembrou do pai já falecido, Clóvis Motta, que empresta o nome ao plenário da Casa Legislativa. Motta encerrou seu discursa e, nomento, a sessão está suspensa. Em seguida, os parlamentares escolhem os demais cargos da nova mesa diretora.

Perfil do presidente da Assembleia
Nome civil: Ricardo José Meirelles da Motta
Aniversário: 24 / 11 – Profissão: Administrador
Partido: PMN
Posição política: situação
E-mail: ricardomotta@rn.gov.br

Ricardo Motta, de 53 anos, é natural de Natal. Formado em Administração de Empresas pela UFRN, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Banco do Estado (BANDERN). Também foi diretor da Companhia Habitacional do Rio Grande do Norte (COHAB) e do Grupo J. Motta.

Integrante de uma tradicional família política, é filho de Clóvis Motta, falecido em 1979. Seu pai - cujo nome foi emprestado ao plenário da Assembléia Legislativa - exerceu os cargos de deputado estadual, federal e vice-governador. Seu avô João Motta foi vereador em Natal e seus tios Carlito Meirelles e Álvaro Motta foram, respectivamente, prefeito do município de Francisco Dantas e deputado (estadual e federal).

Ricardo Mota vai para seu sexto mandato parlamentar. Nas eleições de 2010, quando foi reeleito, obteve 49.881 votos, sendo o quarto mais votado. ‘Estradeiro’, tem suas bases políticas espalhadas pela Grande Natal, Trairi, Mato Grande, Agreste, Potengi, Oeste e Vale do Assu. Como deputado, exerceu os cargos de primeiro vice-presidente, segundo, terceiro e quarto secretário da Mesa Diretora. É o primeiro secretário da atual legislatura, que se encerra este mês, e preside a Frente Parlamentar de Cooperativismo do estado.
Fonte: Tribuna do Norte

Deputados entram em consenso e definem chapa oficial para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Na tentativa de assegurar asecretaria da Assembleia Legislativa do RN, o PMDB troca candidatura de deputado. Sai o novato Hermano Morais e entra o veterano Poti Júnior.

As articulações do deputado Ricardo Motta e do vice-governador Robinson Faria, consegue convencer o deputado do PMN, Raimundo Fernandes a retirar sua candidatura à 1ª secretaria e participa da chapa para a 2ª secretaria.

Logo mais às 16hora, os deputados em consenso aprovarão a chapa oficial que vai concorrer à Mesa Diretora da Casa.

A chapa oficial tem a seguinte composição:

Presidente: Deputado Ricardo Motta – PMN

1º Vice-Presidente: Deputado Gustavo Carvalho – PSB

2º Vice-Presidente: Deputado Leonardo Nogueira – DEM

1º Secretário: Deputado Poti Júnior – PMDB

2º Secretário: Deputado Raimundo Fernandes – PMN

3º Secretário: Deputado Vivaldo Costa – PR

4º Secretário: Deputado Nelter Queiroz – PMDB

Tudo aconteceu na casa do deputado PMDBista Herman Morais, responsável por grande gesto em ter retirado sua candidatura

Deputados tomam posse e elegem nova Mesa Diretora da AL/RN

image

Os deputados estaduais eleitos no dia 3 de outubro de 2010, tomam posse nesta terça-feira [1º], os 24 deputados que formam o parlamento Norte-Riograndense foram eleito para a 60ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Os deputados reeleitos foram: Antônio Jácome [PMN]; Ricardo Motta [PMN]; Gesane Marinho [PMN]; Getúlio Rêgo [DEM]; Dr. Leonardo [DEM]; Raimundo Fernandes [PMN]; Ezequiel Ferreira [PTB]; Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia [PSB]; Fernando Mineiro [PT]; Walter Alves [PMDB]; Gilson Moura [PV]; Nelter Queiroz [PMDB]; Poti Júnior [PMDB] e José Dias [PMDB].

Os eleitos para o primeiro mandato foram: Dibson Nasser [PSDB]; Gustavo Carvalho [PSB]; Tomba [PSB]; Hermano Morais [PMDB; Fábio Dantas [PHS]; Gustavo Fernandes e George Soares [PR]. Também eleitos entre os novatos estão, Agnelo Alves [PDT] e Vivaldo Costa [PR] já haviam exercido mandatos.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Assembleia, a sessão especial de posse acontecerá às 16horas, no Plenário da Casa – Clóvis Motta – e será presidida pela atual presidente do parlamento estadual do RN, deputada Márcia Maia, para posse dos parlamentares. Após a sessão de posse, será convocada sessão extraordinária, quando será realizada a eleição do presidente e dos demais membros da Mesa Diretora.

Um dos fatos políticos mais esperados e que tem gerado muitas especulações, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia é a eleição do 1° secretário. Já a eleição para a presidência está definida entre os parlamentares que em consenso elegerão o deputado Ricardo Motta presidente..

Os deputados retornarão ao plenário no dia 15.

ILP realiza encontro de integração parlamentar

A realização do Encontro de Integração Parlamentar- 60ª Legislatura marcará o início das atividades de 2011 do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP. Entre os dias 8 e 10 desde mês de fevereiro, deputados, chefes de gabinetes, secretários de gabinete parlamentar e assessores parlamentares estarão participando de uma programação cuja finalidade será fazer uma apresentação da estrutura, da função e do funcionamento da Assembleia, nos aspectos legislativos, administrativos e fiscalizatórios.

Trata-se de uma promoção do ILP com a Procuradoria Geral da Assembleia, e o encontro adotou como metodologia o desenvolvimento de painéis, a serem apresentados por profissionais da Casa com experiência em cada atividade.

Segundo esclarece o professor Mizael Barreto, diretor do ILP, “ o encontro surgiu da necessidade de contribuir para o entendimento dos parlamentares e seus assessores a respeito do funcionamento e das atribuições constitucionais e regimentais do parlamento estadual, disponibilizando para eles informações tecnicamente qualificadas sobre normas e procedimentos e ainda sobre o processo legislativo em si”.

A programação foi organizada com o apoio da Procuradoria Geral, e teve na procuradora Rita das Mercês a definição do temário. Os painelistas, todos da Casa, participaram das discussões, e durante três dias serão os responsáveis por todas as informações. A ideia central é permitir aos parlamentares momentos de integração através do entendimento acerca da estrutura da Assembleia e de sua importância política e social para os cidadãos.

O evento acontecerá no Auditório Deputado Robinson Faria, na sede da Assembleia e as atividades serão desenvolvidas no período da manhã.

PROGRAMAÇÃO 2011

As atividades acadêmicas do ano letivo 2011 do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP terão início dia 14 de março. A programação dos cursos está em fase de conclusão, com a coordenação pedagogia e a equipe de planejamento ultimando o detalhamento do conteúdo programático e a definição do quadro docente que irá atuar neste primeiro semestre.

A direção, juntamente com os coordenadores, vem realizando reuniões com os professores das diversas áreas, promovendo um debate de ideias com vistas à construção de planos dos cursos.Em breve toda a programação estará sendo divulgada, quando estarão definidos os cursos, o período de oferta, turnos, número de vagas e prazo de inscrição.