quarta-feira, 9 de março de 2011

Alcanorte, o Zumbi Salineiro

ARTIGO
Cassiano Arruda Câmara jornalista
In www.novojornal.jor.br
Transformada num verdadeiro zumbi, a Alcanorte – vez por outra – faz algum tipo de aparição.
Na maioria das vezes em razão de alguma lembrança de uma frustração coletiva ou na hora em que se discute alguma oportunidade de desenvolvimento para o nosso Rio Grande do Norte. Criada na época em que a ditadura prometia construir o “Brasil Grande”, quando os setores vitais da economia estavam nas mãos do estado, a Alcanorte virou num dos piores exemplos de privatização, quando foi feita a abertura da economia brasileira.
O que era um projeto estruturante para o Rio Grande do Norte, com projeções que indicavam a possibilidade de duplicação da receita tributária do estado, depois de privatizada – sem ter ainda concluído a sua fábrica de barrilha de Macau – incorporou-se ao patrimônio de um grupo econômico (com atuação na produção de sal e cabotagem) vivendo enormes dificuldades, que imaginou salvar-se ampliando o seu campo de ação. Foi um verdadeiro abraço de afogados.
Enquanto estatal, a produção e distribuição de barrilha era um monopólio exercido pela empresa-mãe, a Companhia Nacional de Álcalis, que tinha uma fábrica já obsoleta funcionando em Cabo Frio. O monopólio agüentava tudo.Mas, com a privatização veio a quebra do monopólio. A velha estrutura não tinha condições de competir no mercado, e o grupo que assumiu o negócio não possuía capital para construir a nova fábrica, numa época em que o mercado mundial era inundado por produtos similares de preço extremamente baixo.
Com a falência do grupo empresarial, o projeto da Alcanorte tornou-se um estorvo e terminou transformando em contrapeso para amenizar as suas questões trabalhistas. Surgia a Noválcalis, um exemplo pronto e acabado de se fazer capitalismo sem capital. Depois de inúmeras tentativas, do sonho de inúmeras associações, eis que a Alcanorte está sendo entregue a alguém do ramo. O ex-Secretário de Energia. Jean-Paul Prates, consultor de prestígio que está assumindo a condição de gestor do projeto que se arrasta há 35 anos, repetindo a condição de um caminhão atolado, capaz de tracionar suas rodas e ganhar velocidade, mas sem conseguir sair do campo.
O aparecimento de um gestor qualificado, certamente, não basta para solucionar um problema desta dimensão. Mas, pelo menos, se terá um elemento qualificado para oferecer interface a qualquer ação que o Governo do Rio Grande do Norte possa fazer para que haja a retomada e se busque a conclusão do projeto, a partir do levantamento de argumentos. Começando pelo fato do Brasil ter sido – há quarenta anos – autossuficiente na produção de barrilha e hoje deixou de produzir um produto conseguido estratégico, podendo, portanto, oferecer oportunidades de negócio, sobretudo para a Petrobrás, que já está presente na região (com uma mini-refinaria) e poderá encaixar mais um item no meio dos seus produtos.

Macau: Fim do carnaval e da folia na educação

Até que em fim! Chega o fim da festa de Momo e o “reinado” de Pinto. Enquanto milhares de foliões pulavam carnaval em Macau atrás do trio elétrico, pulava também o secretário de educação do município, Jorge Pinto que embora não tenha sido atrás do trio, pulou fora da secretaria.de educação O prefeito Flávio Veras exonerará Pinto a pedido do médico Eduardo Lemos, e nomeará a professora Mércia para o cargo. Jorge já vai tarde... e Eduardo demorou, mas tomou a decisão certa, coisa que já deveria ter feito a tempos.

Natal intensificará ações para a Copa do Mundo em 2014



Prefeitura de Natal comemora sucesso da licitação para construção da Arena das Dunas.


Da Redação

Um importante passo foi dado para realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal, com a abertura dos envelopes das empresas que participaram do processo de licitação para construção do Estádio Arena das Dunas. A prefeita Micarla de Sousa destacou que o executivo municipal intensificará suas ações para a efetivação do evento.
“O sucesso da licitação em curso para a construção da Arena das Dunas é mais uma etapa vencida. Vamos continuar trabalhando muito para honrar os prazos. Para isso, vamos estabelecer um contato permanente com o Governo do Estado e o Governo Federal integrando e acelerando as ações e informando à Fifa”, concluiu Micarla de Sousa.
Durante sua visita a capital potiguar, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, reafirmou Natal como sede da Copa de 2014. “A cidade do Natal está confirmadíssima como uma das sedes da copa de 2014. O Governo Federal dará todo o apoio necessário para que este grande evento para cidade venha a se concretizar”, destacou.
De acordo com as determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa), todas as cidades sedes deveriam apresentar os nomes da empresas ou consórcios responsáveis pela construção dos equipamentos até o dia 4 de abril. Com relação aos prazos da obra, a previsão é de que a construção seja iniciada no final do primeiro semestre deste ano, com encerramento estipulado para 30 de dezembro de 2013.

Hoje, ainda tem Carnaval na Redinha, Pirangi e Caicó

A quarta-feira pode ser de Cinzas, mas se o folião ainda tiver pique, depois de cinco dias de carnaval, ainda tem festa para fechar os festejos de Momo. Natal, Pirangi e Caicó são as opções para o último dia de folia.Em Natal, a festa é a partir das 8h, na praia da Redinha. O primeiro bloco a ganhar as ruas é o Bloco dos Garis. Em seguida é a vez do tradicional Baiacu na Vara, que arrasta dezenas de foliões.Ainda na Redinha, a partir das 13h, a Praça do Cruzeiro vai receber o cantor Alexandre Peter.
Em Pirangi, litoral Sul, é a vez do Bloco Vassourinhas, formado por garis que trabalham durante todo o carnaval. E em Caicó, na região Seridó, dois blocos encerram a programação de um dos maiores carnavais do RN. O Bloco Ala Ursa e O Camburão na Folia – Parte II, desfilam pelar ruas do município ao som de marchinhas carnavalescas.O bloco Camburão na Folia é formado por policiais militares, civis, bombeiros, educadores do CEDUC e agentes penitenciários fecham o carnaval de rua de Caicó. Programação do Carnaval Ainda há carnaval em várias partes do Estado. Comércio, supermercados, shoppings e bancos voltam a funcionar normalmente hojeQuarta- Feira de Cinzas•Pirangi16h – Bloco Vassourinhas fechandoa programação do carnaval•Caicó17h – Bloco Ala Ursa do Poço de Sant'Ana e O Camburão na Folia - Parte II•Redinha8h – Bloco dos Garis e Postode Gasolina9h – Baiacu na Vara e Seu Buraco13h – RessakaPraça do Cruzeiro: Alexandre Peter