quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assembleia abre as portas para o artista potiguar

Mais uma vez a Assembleia Legislativa abriu suas portas para o artista potiguar. Na noite desta quarta-feira, 25, ocorreu o 67º encontro da Assembleia Cultural. Numa edição especial em homenagem ao Dia das Mães, o clima de romantismo tomou conta do salão de eventos do legislativo, com a cantora e compositora Anna Fernandêz, com participação de Alvymar Farias e Carla Patricia.

Participaram do encontro o presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN); o deputado Hermano Morais (PMDB), além de servidores, jornalistas, convidados e público em geral. Ricardo Motta disse que se sente muito feliz em poder apoiar os artistas da terra e destacou a participação popular.

Hermano Morais também ressaltou a iniciativa da Assembleia em valorizar a cultura local. O deputado disse que as Casas Legislativas de todo o país deveriam seguir este bom exemplo. “Faço questão de participar de todas as edições”, enfatizou.

A festa

A principal atração da noite, Anna Fernandêz, abriu o show e emocionou o público com um repertório bem romântico. A cantora interpretou sucessos como “Galos, noites e quintais”, de Belchior e “Vira Virou”, de Clayton e Cledir. A artista também interpretou canções de sua autoria, como a música “Coração Avoante”, que foi gravada pela cantora espanhola Carmen de Lorenzo.

Anna Fernandêz é natural de Caicó e iniciou sua trajetória artística na capital potiguar em 1988. Ela é a única artista potiguar a ganhar o Prêmio Sharp, como cantora revelação.

Após 14 anos em São Paulo, ela retorna aos palcos natalenses para mostrar seu trabalho e matar a saudade de sua terra. “Estou muito feliz em estar aqui hoje. Esse projeto dá oportunidade ao artista potiguar de divulgar o seu trabalho”, disse.

Em seguida, foi a vez do cantor Alvymar Farias encantar a todos. Ele seguiu com o estilo romântico e fez uma coletânea de boleros. Alvymar interpretou velhos sucessos de Agnaldo Timóteo, Genival Santos, Paulo Sérgio, entre outros.

Natural de Alto Rodrigues, o intérprete pertence a uma família tradicional de músicos do Rio Grande do Norte. Ele é primo de Arnaldo Farias, o cantor, compositor e instrumentalista, que faz sucesso por todo Nordeste.

No segundo momento da apresentação, a filha do artista, Carla Patrícia, deu um show ao interpretar a saudosa Núbia Lafayette em várias de suas canções, como "Fracasso", "Casa e Comida", além de sucessos de Wanderléia. Carla tem 26 anos e desde os nove anos segue os passos do pai

AL debate política para juventude

O Brasil tem mais de 50 milhões de jovens. O levantamento do IBGE revela que o país está envelhecendo, mas que a força de trabalho do país ainda se concentra na juventude. E nesta quarta-feira, 25, jovens de várias idades lotaram o auditório da Assembleia Legislativa para discutir propostas concretas para a formação de uma plataforma política para a juventude. A audiência pública de iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT) inicia o debate da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que acontece em dezembro.

Os jovens defenderam mudanças para o novo Plano Nacional de Educação. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina, defendeu uma escola pública mais próxima da realidade do jovem. “O Plano Nacional de Educação é prioridade para a juventude, hoje a escola não atrai mais o jovem, não dialoga com a realidade do jovem. Temos uma escola que só prepara para o vestibular, e não vê que hoje só 14% dos estudantes entra no ensino superior. O ensino médio precisa ser completamente reformulado”, defendeu Gabriel Medina.

A Secretaria Nacional da Juventude trouxe um relatório que revela os desafios dos jovens. “A secretaria está preocupada com a violência que mata os jovens. A criminalidade cresce entre a juventude, principalmente entre os jovens negros”, afirmou Divaneide Basílio, chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Juventude. Segundo o IBGE os jovens negros morrem duas vezes mais que os jovens brancos. Segundo levantamento da Secretaria a desigualdade social brasileira se reflete claramente na juventude.

Hoje 72% da juventude urbana brasileira vive em moradias inadequada. A juventude rural tem indicies de analfabetismo superior a 20%, enquanto na juventude urbana o índice não passa de 2%. Segundo Divaneide o país tem que evoluir na aplicação da política regional. “Temos que repensar a nossa política rapidamente. Temos que ter atuações regionalizadas porque 54% dos jovens do nordeste estão na pobreza, número muito superior a outras regiões.

A Sub-secretaria da Juventude do Rio Grande do Norte anunciou a realização da Conferencia Estadual da Juventude que será definida nos próximos meses. O sub-secretário, Rafael Motta, também anunciou que até a conferencia estadual será apresentada uma proposta final do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015. “Ainda não temos uma proposta fechada, e por isso, estes debates são importantes. Queremos contar com a participação dos jovens para construir um plano que atenda os anseios da juventude”, afirmou Rafael Motta.

Bento Fernandes recebe AL Cidada

No primeiro dia da Assembleia Cidadã, que se realiza hoje e amanhã (25 e 26) em sua décima edição, no município de Bento Fernandes, região do Mato Grande, um grande público movimentou os estandes de serviços montados na Praça Santos Dumont. Homens, mulheres e crianças compareceram em peso às diversas oficinas de educação, saúde e cidadania que se realizam numa parceria com a prefeitura SESI, SESC, SENAC, ITEP, CAERN, SEJUC, BEMFAM, IFRN e Polícia Militar – Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A estreia em 2011 vem trazendo novidades: as oficinas de plantas medicinais, sabonete artesanal e as aulas de culinária do Mesa Brasil, para reaproveitamento de alimentos. Estas vêm se somar às ações que já foram realizadas em diversos municípios do RN, totalizando, até o momento, mais de 150 mil atendimentos em ações de saúde, educação e cidadania.

Na abertura, pela manhã, o presidente do legislativo do RN, deputado Ricardo Motta, falou sobre a importância das ações de interiorização do parlamento, principalmente por levar serviços que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população.

O presidente visitou um a um os estandes montados na Praça Santos Dumont, acompanhado da coordenadora do AL Cidadã, Magaly Cristina, e do prefeito Ivanildo Fernandes. Nesses locais estão se realizando oficinas diversas para pessoas de todas as idades: “Este projeto, assim como diversos outros que nossa Casa realiza, tem uma grande receptividade e contribui para estreitar ainda mais os laços com os cidadãos”, disse.

Educação

A oficina de brinquedos populares era uma das mais concorridas esta manhã (25). A estimativa é de que por ela passem mais de mil crianças e adolescentes interessados nas técnicas de confecção de rói rói e do boneco “Mané Gostoso”. O professor Romildo Félix, da APAE, que junto com outros dois colegas ministra a aula, é um entusiasta da iniciativa: “Aqui o lema é aprender brincando, onde o lúdico ajuda as crianças no seu desenvolvimento”, disse. As amigas Emanoele Raiane, 10 anos, Alexandra Félix e Talita Kaliane, de 9 anos, participaram juntas.

À noite, o público alvo é outro: é a vez dos professores da rede pública aprenderem a técnica para repassá-la em sala de aula. Com estes dois brinquedos de simples confecção, os alunos recebem uma aula multidisciplinar que inclui matemática (as medidas do material utilizado); física (o próprio funcionamento do brinquedo), artes (o trabalho manual), além de história e geografia (a origem do brinquedo, em Portugal, no caso do “mané gostoso”).

Um pouco mais adiante, as professoras e irmãs Nelma Lúcia da Silva e Nalva Sueli da Silva, ensinam as crianças a criar utensílios com material reciclado. Usando garrafas pet, as professoras ensinaram os pequenos a fazer cofrinhos e porta-lápis em formatos divertidos.

Saúde e Prevenção

O prefeito Ivanildo Fernandes de Oliveira disse que estava considerando Bento Fernandes a “Capital cidadã do estado, pelo volume de serviços prestados aos habitantes”. A praça estava repleta de moradores de municípios próximos, como Santa Maria, Riachuelo, Caiçara de Rio dos Ventos e Poço Branco. Muitos procuravam pelos serviços de saúde e retirada de documentos.

No estande de saúde bucal, os dentistas Gustavo Henrique e Isa Vale instruíam as crianças e seus pais sobre os cuidados com a alimentação para prevenir doenças e cáries. Os pequenos recebem dicas de escovação, aplicação de fluor e o kit composto por creme dental e escova.

Homens e mulheres lotaram a sala onde a professora Maria Costa Honorato ensinava técnicas para a confecção de sabonetes artesanais e a utilização de plantas medicinais. A maioria dos participantes estava interessada em incrementar a renda com a venda desses produtos. Saúde da mulher e pediatria eram os atendimentos mais procurados. Na sala de mastologia, as pacientes fazem o exame de mama. As que têm fatores de risco são encaminhadas para realizar novos exames.

Fátima rebate acusações e diz que Rogério Marinho tem obsessão em bater no Governo

“A reunião de hoje da Comissão de Educação e Cultura foi suspensa devido a razões puramente regimentais”, afirmou hoje à tarde a deputada federal Fátima Bezerra, em resposta a acusação feita pelo deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), de que ela teria encerrado a reunião da Comissão que preside para evitar discussões acerca do kit anti-homofobia e sobre os livros didáticos adotados pelo Ministério da Educação.
Fátima disse que Rogério Marinho quis criar um factóide e que encerramento da reunião era previsto no regimento interno
Fátima disse que Rogério Marinho quis criar um factóide e que encerramento da reunião era previsto no regimento interno

De acordo com o regimento da Câmara dos Deputados, as reuniões das comissões devem ser encerradas quando for iniciada a Ordem do Dia. O questionamento de Rogério Marinho é que entre o encerramento da reunião e o início da Ordem do Dia houve um intervalo de 18 minutos. De acordo com a assessoria da deputada Fátima Bezerra, o tucano fez esse questionamento à presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB/ES), que respondeu que a questão levantada por ele era irrelevante e que havia acordo para a votação de uma Medida Provisória. Além disso, a deputada que presidia a sessão, ainda segundo Fátima Bezerra, disse que o deputado Inocêncio Oliveira, que presidia a sessão, precisava de quórum para iniciar a Ordem do Dia e a petista agiu corretamente ao encerrar a reunião da comissão.

Para a deputada Fátima Bezerra, o discurso do deputado Rogério Marinho é um factoide, alimentado pela pela suposta "obsessão do parlamentar de bater no governo". “Nós não nos negamos a debater nada, tanto que recentemente realizamos uma audiência pública, sugerida pelo deputado, para debater a medida provisória 517/10. Quanto ao projeto ‘Escola sem homofobia’, realizamos há duas semanas um seminário para debater a discriminação nas escolas e já convidamos o ministério da Educação para vir prestar esclarecimentos na Comissão”, respondeu a deputada.

Fátima Bezerra adiantou que a Comissão de Educação e Cultura é um fórum permanente de debates. “Não só vamos debater o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD ) – que aliás é um grande programa de inclusão educacional que avançou no governo Lula, chegando até o ensino médio), como a merenda escolar, o Fundeb, o Pronatec e, em parceria com o Comissão Especial, o PL 8530/10, que vai instituir o Plano Nacional de Educação.

Marcia quer da Prefeitura dados da dengue em Natal

A deputada Márcia Maia (PSB) encaminhou requerimento solicitando à Prefeitura de Natal o Plano de Enfrentamento à Dengue, já que foi decretada situação de emergência na capital potiguar. Márcia pediu informações ainda ao Governo do Estado, acerca da atual situação do Hospital Giselda Trigueiro, que é referência em doenças infecto-contagiosas. A informação foi dada pela parlamentar durante a sessão plenária desta quarta-feira, 25.

A parlamentar lamentou a possibilidade de retorno da greve dos agentes de saúde de Natal. Segundo a deputada Márcia Maia, o acordo referente à bonificação do auxílio-alimentação da categoria não vem sendo cumprido.

“Encaminhei algumas proposições no sentido de encontrarmos uma saída para vários impasses que estamos vivenciando. Essa é uma preocupação não só da parlamentar mas também da cidadã”, disse.

Márcia também comentou sobre a situação das categorias que estão em greve e cobrou do Governo do Estado mais esforço para atender as reivindicações dos grevistas. “Queremos uma solução e ela só pode ser encontrada através do diálogo. Estou muito preocupada, já vi uma matéria veiculada pela imprensa dizendo que os médicos podem entrar em greve. Eu até acredito que o Governo pode não ter condições de atender a todas as reivindicações, mas tem que ter diálogo para planejar”, afirmou.

Protesto contra prefeita de Natal está sendo feito agora em Lagoa Nova

Movimentação próximo ao IFRN. Dezenas de manifestantes estão fazendo protesto contra a prefeita de Natal Micarla de Sousa. A mobilização que começou na rede social Twitter foi para as ruas.

Pessoas estão na avenida Salgado Filho com cartazes e gritos de protesto pedindo a saída da prefeita Micarla.

Categorias em greve se reúnem no largo do Machadinho

As categorias ligadas ao Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai) se reuniram na manhã desta quarta-feira (25), no largo do ginásio Machadinho. A assembléia tem o objetivo de discutir e avaliar a paralisação de três das onze classes pertencentes ao Sinai. Os trabalhadores discutiram a possibilidade de passeata em direção à governadoria, localizada no Centro Administrativo.

As mais de 200 pessoas reunidas trataram sobre o andamento da greve e os próximos passos. O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda, não descarta a possibilidade de deflagrar uma greve geral em virtude da falta de negociação com o Governo do Estado. Segundo Arruda, todas as classes buscam o cumprimento do plano de cargos, aprovado pela Assembléia Legislativa no ano passado. "A decisão irá ocorrer de forma separada, mas em virtude do andamento das negociações, não descarto a paralisação geral das categorias", disse.
Servidores realizaram manifestação no largo do MachadãoServidores realizaram manifestação no largo do Machadão
Arruda classificou como "estranha" a informação de que os problemas orçamentários podem comprometer o pagamentos dos servidores a partir do mês de setembro. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, havia dado a informação à TRIBUNA DO NORTE apontando como necessário um remanejamento e uma suplementação do orçamento.

"É estranho essa alegação. O orçamento cresceu 22% em comparação a 2010. A declaração de Paulo de Tarso não se sustenta e o Governo tem que arranjar uma forma de explicar isso direito", afirmou Santino Arruda. O presidente do Sinai voltou a contestar a justificativa de limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para não negociar com as categorias. "É bom que o Executivo pare de falar coisas que não fazem sentido. É uma falácia apontar a LRF como justificativa para o não pagamento. Houve estudo de impacto financeiro e o nosso direito estava garantido", declarou

Fundação José Augusto

Os 498 servidores da Fundaçao José Augusto podem ser os próximos a paralisarem as atividades. A informação foi repassada pelo técnico administrativo Elias Gomes, integrante da comissão que estuda a possibilidade de greve. A justificativa é a mesma de outras classes: o cumprimento do plano de cargos. Se a greve for confirmada, serviços no Forte dos Reis Magos e no Teatro Alberto Maranhão, incluindo o Projeto Seis e Meia e a Orquestra Sinfônica, deixariam de funcionar por tempo indeterminado. A decisão deve ser comunicada ainda nesta quarta-feira.
fonte:tribunadonorte.com.br