quinta-feira, 24 de março de 2011

Chuvas no RN deverão continuar amanhã


As fortes chuvas desta quinta-feira (24) deverão continuar até o fim de semana no Rio Grande do Norte. De acordo com a previsão do tempo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), continuará chovendo em todas as regiões.

De acordo com os meteorologistas, as instabilidades ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical deixarão o céu sobre o estado parcialmente nublado e com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões, principalmente ao longo da Faixa Litorânea leste e Agreste.

As temperaturas vão variar entre a mínima de 20,5ºC, em Martins, e 35,6ºC, em Pau dos Ferros.
Fonte: tribunadonorte.com.br

AL e governo discutem situação dos suplentes da PM

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta e os deputados que integram a comissão parlamentar, receberam na tarde desta quinta-feira, 24, uma comissão de suplentes do concurso da Policia Militar e representantes do governo, para discutir a situação dos suplentes, que aguardam a convocação.

Estavam presentes, o Procurador-Geral do estado, Miguel Josino; o Secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes e os deputados Gustavo Carvalho (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Walter Alves (PMDB).

O governo do estado, representado pelo procurador geral, Miguel Josino, alegou a inconstitucionalidade do concurso, já que o prazo venceu no último dia 10 de janeiro. Mesmo assim, o procurador se comprometeu em ir ao Tribunal de Justiça na próxima segunda-feira, na tentativa de buscar uma solução para a questão.

O secretário Paulo de Tarso disse que há questões de ordem jurídica e econômica que impedem a convocação. Segundo Paulo de Tarso, de acordo com a Constituição, o prazo de validade de um concurso é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Sendo assim, o prazo se encerrou no mês de janeiro deste ano, tornando a convocação inconstitucional.

Paulo de Tarso disse ainda que convocar para a segunda fase do concurso, quando o governo se encontra acima do limite de responsabilidade fiscal, seria uma irresponsabilidade.

“Lamento não poder trazer melhores notícias, mas temos que ser sinceros. O governo não está fechando as portas, apenas estamos colocando essas questões que precisam ser resolvidas”, afirmou.

Na opinião dos suplentes, a prorrogação do concurso deveria contar a partir da conclusão do curso de formação da primeira turma convocada, que se deu em dezembro de 2006.

A comissão parlamentar é composta pelos deputados Tomba Farias (PSB), Hermano Morais (PMDB), Raimundo Fernandes (PMN), Gilson Moura (PV), Leonardo Nogueira (DEM), Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR) e Agnelo Alves (PDT).

Ricardo Motta prestigia inauguração da ampliação da 9ª Vara Federal em Caicó



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta, participou nesta quinta-feira, 24, da solenidade de inauguração da ampliação da 9ª Vara Federal, Subseção do Seridó, em Caicó.

Na ocasião o parlamentar também representou a governadora Rosalba Ciarlini. Logo em seguida à solenidade, o deputado retornou à Natal, onde irá participar da reunião que irá se realizar entre a comissão parlamentar e os suplentes da polícia militar.

“Com essas novas instalações, o trabalho da justiça federal terá ainda mais celeridade, oferecendo melhores condições aos servidores, aos magistrados e ao povo seridoense”, afirmou Motta, após o descerramento da placa.

A sede ganhou salas específicas para a Secretaria Administrativa, Juizado Especial e um novo gabinete de Juiz, proporcionando melhores acomodações uma infraestrutura de maior conforto aos que trabalham e procuram os serviços do judiciário. Outras inaugurações serão realizadas, levando a justiça federal às cidades pólo do RN.

A solenidade contou com a presença diretor do foro da seção judiciária do RN, Ivan Lira de Carvalho, que fez o discurso de abertura; do presidente do TRF 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, do prefeito de Caicó Bibi Costa, além de diversas autoridades e políticos.

Aluno de assentamento rural se destaca no ENEM e conquista vaga em várias universidades públicas do Brasil



O estudante José Maria Souza de Oliveira, de 17 anos, que mora no assentamento rural de Novos Pingos, no município de Assú, se inscreveu em quatro processos seletivos para entrar em uma universidade pública, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio [ENEM]. Ele tentou a UERN, Ufersa, UFRN e Unila, e conseguiu ser aprovado em todas elas.
José Maria decidiu cursar engenharia mecânica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana [Unila], no Paraná, após ter sido aprovado para uma das 25 vagas que foram ofertadas a estudantes de todo o Brasil.
O estudante, que nasceu na comunidade de Canto do Mari, também no município de Assú, é um exemplo de superação e determinação. Ele sempre estudou em escolas públicas, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Maria Antonia Alves de Melo e depois na escola Municipal Professora Nair Fernandes, tendo terminado o ensino médio no Instituto Padre Ibiapina.
Apoio
O estudante, que irá morar na residência universitária, está recebendo apoio da Prefeitura do Assú, que está custeando sua viagem para o Paraná. “Todo o Assú está orgulhoso pela conquista de José Maria, que com apenas 17 anos está dando um exemplo extraordinário de dedicação aos estudos e de determinação para alcançar um sonho”, disse o prefeito Ivan Júnior.
Como a universidade escolhida fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, José Maria, que é filho de um pescador não tinha condições de bancar a viagem e os documentos exigidos. Então a prefeitura do Assú se encarregou das despesas com passagem e a documentação [emancipação do estudante]. “Sem essa ajuda eu não conseguiria cursar essa faculdade pois as despesas são muito altas. Por isso procurei a prefeitura e fui prontamente atendido”, disse José Maria
Para o estudante, que tem como passatempo estudar, escrever poesias, ouvir músicas e editar um blog, o maior desafio que vai encontrar pela frente é a distancia da família. [LS].

Há 20 anos Senna vencia pela primeira vez no Brasil


Há exatos 20 anos, Ayrton Senna vencia pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Ele já era bicampeão mundial (1988 e 1990), mas nunca havia conquistado uma vitória em casa. Por isso, queria a qualquer custo ganhar a etapa brasileira. Perseguiu obsessivamente seu objetivo e chegou lá. Foi no Autódromo de Interlagos, em 24 de março de 1991, quando, já sem contar com a terceira, quarta e quinta marchas do carro, levou a sua McLaren no braço e ganhou. Teve um colapso muscular e chorou compulsivamente depois de receber a bandeirada final.
luiz prado/
Após uma corrida extenuante, o piloto brasileiro Ayrton Senna teve dificuldades para erguer a taça e o tradicional champanhe

Presidente Ricardo Motta marca reunião com a Casa Civil para discutir situação dos Suplentes da Polícia Militar

O Presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, marcou uma reunião dos integrantes da comissão parlamentar que vai acompanhar a situação dos suplentes da Polícia Militar. Os deputados vão se reunir nesta quinta-feira [24], ás 15 horas, com o Secretário Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, na sala da presidência. O presidente relatou ao secretário, a luta da categoria pela intermediação da Assembleia, na busca de uma solução. A comissão parlamentar é composta pelos deputados Tomba Farias [PSB], Raimundo Fernandes [PMN], Gilson Moura [PV], Hermano Morais [PMDB], Leonardo Nogueira [DEM], George Soares [PR], Agnelo Alves [PDT] e Fernando Mineiro [PT]. Os suplentes da PM foram nomeados no governo anterior, e agora querem ser convocados.

Presidente Ricardo Motta agradecer o gesto de sensibilidade dos colegas deputados.pela aprovação do projeto da Arena das Dunas por unanimidade



Em sessão presidida pelo deputado Ricardo Motta-PMN a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira o projeto de lei que trata da utilização de 20 por cento dos royalties no Fundo Garantidor da Parceria Público Privada-PPP, para a construção do estádio Arena das Dunas, o que vai proporcionar que Natal seja uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA.
“Foi um gesto de espírito público dos 24 deputados que participaram da sessão. Todos eles se manifestaram favorável a aprovação da matéria. Foi uma demonstração do interesse desta Casa com a melhoria da qualidade de vida do povo do Estado, com as obras de infraestrutura que serão viabilizadas com Natal sendo uma das sedes da Copa do Mundo de 2014”, disse Ricardo Motta.
Antes da sessão deliberativa, 20 deputados participaram de uma reunião no gabinete do presidente do Legislativo com secretários de Estado envolvidos com o projeto da Copa do Mundo, quando foram tiradas as últimas dúvidas sobre a utilização dos royalties a que tem direito o governo do Estado no Fundo Garantidor da PPP.Após o encontro, os líderes das bancadas concordaram em dispensar a tramitação da matéria e a votação que estava prevista para a quinta feira foi antecipada para esta quarta feira.Na discussão da matéria os deputados, tanto da bancada de apoio ao governo como da oposição, disseram que estavam satisfeitos com as explicações dadas pela equipe do governo e anteciparam o seu voto favorável.

Pesquisa revela que orar diminui agressividade e raiva das pessoas

Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, afirma pesquisadorTrês estudos mostraram que orar pode ajudar a diminuir a raiva e a agressividade das pessoas. A pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que foram provocadas por comentários ofensivos por um estranho mostravam menos raiva logo depois se orassem por outra pessoa enquanto eram provocadas.De acordo com o coautor da pesquisa, Brad Bushman, os benefícios da oração identificados nas pesquisas não dependem de intervenção divina e provavelmente acontecem porque o ato de orar mudou o jeito de as pessoas pensarem sobre uma situação negativa.“Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, ajudando-as a mudar o modo como veem as coisas que as deixaram bravas e a encará-las de uma forma menos pessoal,” disse Bushman.Os resultados da Universidade dizem também que o poder da oração não depende se a pessoa é religiosa ou frequenta o templo ou a igreja com frequência, pois a oração ajudou a acalmar as pessoas, independentemente da religião na qual elas acreditam ou com que frequência vão ao templo ou igreja ou ainda se oram [ou não] todos os dias.A pesquisa não avaliou em nome de quem essas pessoas estavam orando, esses três primeiros estudos apenas examinaram os efeitos da oração sobre a raiva e a agressividade.Bushman realizou a pesquisa em conjunto com Ryan Bremmer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com Sander Koole, da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda. Embora os três estudos tenham abordado o assunto de formas diferentes, todas elas revelaram os benefícios de orar, explicou o pesquisador. Os resultados da pesquisa só valem para orações benevolentes defendidas pela maioria das religiões.Orações vingativas ou cheias de ódio, em vez de mudar o modo como as pessoas encaram uma situação negativa podem alimentar ainda mais a raiva e a agressividade. De acordo com Bushman, “quando as pessoas estão enfrentando sua própria raiva, elas devem levar em conta o velho conselho de orar pelos inimigos”.
Com informações R7