segunda-feira, 21 de março de 2011

ILP promove encontro de diretores de escolas com o legislativo.

Com o objetivo de promover a integração do Poder Legislativo com a área educacional, o Instituto do Legislativo Potiguar realiza nesta quinta-feira [24] o I Encontro do Legislativo Estadual com Diretores de Escolas do Ensino Médio, tendo como público alvo diretores de escolas públicas e privadas da capital e municípios da Grande Natal.O evento integra a nova etapa de implantação do ILP, que consiste na definição de ações visando estender os serviços do instituto à comunidade externa. A opção inicial pelo setor educacional deu-se com a finalidade de desenvolver junto a alunos e professores uma consciência crítica a respeito do funcionamento e das funções da Assembleia Legislativa.De acordo com o professor Mizael Barreto, diretor do ILP, “trata-se de evento de grande relevância, por trazer uma proposta pedagógica avançada que propiciará aos gestores educacionais conhecimento acerca das diversas ações da Casa Legislativa estadual. O que se espera é que os diretores repassem as informações aos alunos e professores, estimulando-os e criando entre eles a cultura de participação nos projetos que a Assembleia disponibiliza para os cidadãos norte-rio-grandenses”.O encontro com os diretores é o início de um processo que pretende alcançar o maior número de escolas, a exemplo do que já acontece há anos no Congresso Nacional. O ILP começa pelos diretores das escolas na expectativa de que, familiarizados com o funcionamento do parlamento, eles tenham elementos para mobilizar professores e alunos em torno dos projetos.A programação, que será desenvolvida na parte da manhã do dia 24, consta da apresentação de um vídeo institucional, dos projetos de Integração Comunitária da Assembleia Legislativa (programa de visita de alunos, Parlamento Jovem, Assembleia Cultural, Festival da Canção e Cine Assembleia), Assembleia Cidadã e o Serviço de Assistência Jurídica. Os diretores assistirão também a uma palestra sobre o funcionamento da Assembleia (plenário, Mesa e comissões) e conhecerão ainda como funciona a TV Assembleia. Ao final, participarão do processo de adesão a esses projetos.O encontro é organizado pelo ILP, através do seu Setor de Eventos, em parceria com o Cerimonial e Relações Públicas da Assembleia. Foram convidadas a participar as 40 escolas de ensino médio [públicas e privadas] existentes em Natal e região metropolitana.

Ricardo Motta prestigia festa de emancipação política de Brejinho

O presidente da Assembleia Legiislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta [PMN], visita hoje a noite a cidade de Brejinho, onde prestigia a festa de emancipação política da cidade.A visita do presidente da asembleia à cidade, se estende também ao encontro com lideranças políticas do município - correligionários do deputado na última eleição.Durante as festividades o presidente Ricardo Motta, estará acompanhado da governadora do Estado Rosalba Ciarlini.

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira [22] junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores [R$ 1.187,00 neste ano].
Segundo a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra [PT-RN], dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.
A deputada afirma que uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.
Fátima considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.
Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.
Os prefeitos alegam, especialmente, dificuldades orçamentárias para cumprir a lei.

AL debate construção da Arena das Dunas

A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira [22], a esperada audiência pública sobre a Copa do Mundo em Natal. O evento, proposto pelo deputado Poti Junior [PMDB], terá como principal assunto o projeto do Fundo Garantidor para a realização da Parceria Público-Privada, encaminhado à Assembleia para apreciação na semana passada. Este é o primeiro projeto encaminhado pelo Governo do Estado, e será detalhado nesta terça pelo Secretário da Copa, Demétrio Torres.Para proporcionar um amplo debate, foram convidados além do Governo do Estado representantes da Prefeitura de Natal, do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Federal, além dos clubes potiguares. O deputado federal Fábio Faria [PMN/RN] irá representar a bancada federal.A Arena das Dunas, que sediará os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal, custará mais de R$ 1 bilhão. O valor foi anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini em sessão especial na Assembleia Legislativa.

Nomeados encontram problemas para admissão no governo Rosalba

Os novos servidores do Estado, nomeados pela governadora Roslaba Ciarline, para assumirem cargos na adminstração direta ou indireta, estão condificuldades para completar a admissão em seus respectivos cargos. Para assumirem seus cargos os novos servidores do governo do RN precisam comparecer ao setor de posse munidos de toda a documentação exigida, sob pena de não serem empossados, mas… antes disso, se faz necessário providenciar o exame médico pericial, que consiste em exames originais. Esses exames devem ser apresentados primeiramente na Junta Médica que se encontra em greve e causando transtorno a todos.

PV ignora Marina e ex-ministra pode deixar o partido

Após meses de atrito, as relações entre a atual direção do PV e o grupo de Marina Silva caminham para o impasse. Já se fala na possibilidade de Marina deixar o partido. Sairia acompanhada por militantes históricos, como o deputado federal Alfredo Sirkis [RJ] e o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira [RJ].
O impasse foi explicitado na reunião da executiva nacional do partido, realizada ontem em Brasília. Ignorando os apelos do grupo de Marina e dos históricos para que se promovam eleições neste ano para a renovação dos quadros de direção, a executiva decidiu adiar para 2012 a convenção já programada para meados deste ano. Isso garante ao atual presidente, José Luiz Penna, que detém o controle quase absoluto da máquina partidária, a permanência no cargo por mais um ano. Será o 13.º à frente do PV.
“Tudo indica que estamos caminhando para uma presidência vitalícia, num partido que é parlamentarista”, desabafou ontem Sirkis. “É desalentador, porque 2012 é ano eleitoral e dificilmente a executiva convocará uma convenção.”
Sirkis disse que o grupo de Marina e os históricos ainda irão tentar mobilizar as bases do partido e os grupos que apoiaram a a candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente. Sua intenção é pressionar a executiva para que a convenção se realize neste ano, como estava previsto desde que Marina se filiou ao PV, no ano passado. “Vamos convocar reuniões realizar seminários onde for possível”, afirmou o deputado. “Não está descartada a hipótese, porém, de Marina e os verdes históricos saírem para criar um novo partido.”

Empresa lança aplicativo para iPhone que propõe curar homossexualismo

O programa para iPhone é fornecido pela Exodus InternationalUm aplicativo previamente aprovado pela Apple está propondo a “cura” para a homossexualidade –e causando polêmica com isso.De acordo com informações do site Digital Trends, o programa para iPhone é fornecido pela Exodus International, e está descrito no iTunes como um meio de “acesso a notícias atuais, informações e recursos” do grupo.No entanto, informa o site, um dos motes da entidade é a discussão da “sexualidade indesejada”, além de propor “terapia reparadora” para supostamente livrar gays da orientação sexual.O Digital Trends questiona ainda o fato de o aplicativo receber uma boa avaliação [+4], a despeito das críticas que recebeu nas resenhas sobre o produto (que são feitas pelos próprios usuários.“É uma iniciativa baseada em ódio da direita religiosa fanática, que pretende fazer uma lavagem cerebral e emocional, destruindo gays e lésbicas e coagindo-os a odiarem a si mesmos com base em sua orientação sexual natural… Estou indignado e decepcionado que a Apple permite que este grupo de ódio esteja em seus produtos como o iPhone”, escreveu um usuário.“Esse aplicativo é pouco mais que um navegador para navegar em um ‘jardim do êxodo’ de conteúdo anti-gay previsível”, declarou outro.Há um usuário que questiona, ainda, quando a Apple vai colocar um aplicativo da Ku Klux Klan [conglomerado de organizações racistas nos Estados Unidos].“A Apple está em uma posição delicada: o conteúdo do aplicativo é tudo menos inflamatório. Em vez disso, é apenas uma proclamação de crenças em um formato pobre. Mas a Apple não é um juiz moral, quando se trata de religião e ética –é um juiz quando se trata de aplicativos do usuário”, diz o Digital Trends.Fonte: Folha