segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Greve dos bancários fecha mais de 9 mil agências nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (10), os bancários paralisaram 9.090 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número equivale a 45,28% das 20.073 agências existentes no país.

Energia solar: alerta é para que RN não perca competitividade por falta de financiamento

O mercado está otimista e ao lado da Bahia, o Rio Grande do Norte desponta no País como um dos campos mais promissores para a produção de energia solar. Esta foi a opinião unânime de todos os debatedores presentes à Audiência Pública convocada pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB). Pedro Cavalcanti, da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) disse que o RN continua sendo um dos melhores Estados brasileiros para se implantar esse tipo de energia renovável, mas fez um alerta para que não deixem o Estado perder competitividade para o Rio Grande do Sul por falta de financiamento, problema que atinge investidores.

“Além das condições climáticas, existe um espaço para o investidor. Temos aqui o apoio da federação das indústrias (Fiern), do Governo e essa Casa tem uma atuação constante dando o apoio legislativo”, disse Pedro Cavalcanti.

Um dos representantes da iniciativa privada e diretor da Centrotherm Photovoltaics, Sérgio Palhares, disse que o Brasil já perdeu grandes oportunidades, mas ainda tem chances de entrar nesse mercado da energia solar, que na sua avaliação, se sobressairá sobre as outras formas geradoras de energia renovável. A Centrotherm Photovoltaics é a segunda maior produtora de equipamentos para usinas termo solares do mundo, com mais de 30 anos de experiência. Localizada no sul da Alemanha, é uma empresa familiar que produz hoje, só para ficar num exemplo, 72% do que o mercado chinês utiliza.

Representando o governo, o coordenador de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Mário Gurgel, disse que o trabalho que vem sendo realizado é para dar celeridade às licenças ambientais e o Idema, por sua vez, está se capacitando para atender num mínimo prazo possível todas as demandas que estão por vir por parte do setor de geração de energia solar no RN. A informação foi do coordenador de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, José Mário Gurgel, na Audiência Pública realizada nesta tarde (10) na Assembleia Legislativa.

“Há uns quinze anos a gente ouvia falar de energia eólica como algo muito distante, que se concretizou. Temos que agir para que o RN saia na frente de alguns estados do Nordeste”, disse o deputado.

Navios da Marinha, em exercício de guerra, chegam a Natal nesta quinta-feira

A Marinha do Brasil está realizando a Operação Tropicalex - 2011, que conta com diversos navios, aeronaves e submarino, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Natal. O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), sediado em Natal-RN, participa do exercício por meio do Navio-Patrulha "Grajaú", subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE).

Os navios deixaram o Rio de Janeiro no dia 06 de outubro e três deles chegarão a Natal, às 7h30, da próxima quinta feira (13): A Fragata "Niterói" (F40), a Fragata "Greenhalgh" (F46) e a Corveta "Barroso" (V34), permanecendo atracados no porto de Natal até o dia 17 de outubro. As embarcações serão abertas à visitação pública de 14 a 16 de outubro, das 14 às 17h.

Esta operação envolve cerca de 1600 militares, que estão executando exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento, de apoio logístico móvel e especiais, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos e de guerra eletrônica. Tais exercícios visam incrementar o grau de aprestamento de parcela dos navios da Esquadra Brasileira e dos Distritos Navais, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do emprego do Poder Naval.

A outra vertente da Operação é a realização de ação de presença em nossa última fronteira - o mar, denominada como "Amazônia Azul", pelos seus incomensuráveis recursos naturais e grandes dimensões.

O Comando da Força-Tarefa da Operação Tropicalex é exercido pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, tendo como Comandante do Grupo-Tarefa, o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Carlos Augusto de Moura Resende.

Além dos navios que atracarão em Natal, haverá a visita a Recife - PE, pela Fragata "União" (F45) e o Navio Tanque "Almirante Gastão Motta" (G23); e a Cabedelo - PB, com a Fragata "Liberal" (F43) e a Fragata "Bosísio" (F48).

O Grupo-Tarefa, após suspender dos portos de Natal, Recife e Cabedelo, visita Vitória-ES e prossegue com destino ao Rio de Janeiro, onde deverá atracar no dia 26 de outubro, encerrando a operação.

*Com informações da Marinha do Brasil

Na homenagem ao SUVAG, deputada Márcia pede mais apoio para instituição


Ao homenagear esta manhã o Centro Suvag – Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina, pela passagem dos 30 anos de existência no Rio Grande do Norte, a deputada Márcia Maia-PSB chamou a atenção do poder público, nos três níveis – federal, estadual e municipal – para que seja dado mais apoio financeiro à instituição.

“O SUVAG do Rio Grande do Norte tem estrutura para ampliar o seu trabalho, mas faltam condições financeiras. A instituição desenvolve ações muito importantes na área da saúde auditiva, com diagnóstico, prevenção, reabilitação e acompanhamento dos adolescentes portadores de surdez”. Acompanho o trabalho há muito tempo. É uma honra homenagear essa entidade, que completa 30 anos de trabalho voltado para a promoção da igualdade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, disse a deputada durante a sessão solene, uma propositura do seu mandato.

Ela disse que a metodologia verbotonal foi concebida pelo lingüista Peter Guberina, a partir de várias pesquisas científicas relacionadas à comunicação oral e ao ensino de línguas estrangeiras e, posteriormente, ampliando sua aplicação ao trabalho com pessoas surdas.

Márcia Maia lembrou que o SUVAG do Rio Grande do Norte é um dos 12 existentes no País e destacou que no Estado faz o “teste da orelhinha” em recém nascidos, bem como o acompanhamento, atendendo pessoas de todas as idades, portadoras de múltiplas deficiências.

Em nome da instituição agradeceu a homenagem o diretor presidente do SUVAG no Estado, Francisco das Chagas Pinheiro, que recebeu da Assembleia Legislativa uma placa alusiva à data.

“São 30 anos de luta incansável, com tristezas e alegrias. Não existia no Rio Grande do Norte nenhum tipo de reabilitação para os surdos, até que surgiu o SUVAG. Nesses 30 anos o Sistema Verbotonal de Audição Guberina vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas surdas”, disse.