terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Robinson confirma Gesane como líder do PMN

A deputada estadual Gesane Marinho foi escolhida para ser a líder do PMN na Assembléia Legislativa.

A confirmação da indicação de Gesane para líder do PMN foi feita ao blog pelo presidente estadual do partido, vice-governador Robinson Faria, logo depois do encerramento da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembléia nesta terça-feira [15].
Gesane estava saindo do plenário acompanhada por Robinson. Perguntei:

- Deputada, a senhora será a líder do PMN?

Gesane:
- Pergunte a Robinson.

Indaguei:
- Robinson, Gesane será a líder do PMN?

Vice-governador:
- Ela será, sim, líder do PMN.

Gesane será a 1ª mulher a presidir o PMN na Assembléia.

Ela vai substituir ao deputado Raimundo Fernandes.
*blog do Oliveira Wanderley

Trabalhos legislativos foram abertos com a leitura da mensagem anual da Governadora

A Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta terça-feira [15], a governadora Rosalba Ciarlini que, numa sessão solene, fez a leitura da primeira mensagem anual do seu governo.

A Governadora chegou à sede da Assembleia por volta das 16h. Antes da solenidade, Rosalba Ciarlini conversou com jornalistas e falou sobre as dificuldades financeiras que vem enfrentado, mas destacou principalmente as metas que o executivo tem para realizar um bom governo para o Rio Grande do Norte.

A sessão foi comandada pelo Presidente da casa, Deputado Ricardo Mota. A mesa foi composta pelo Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; pelo comandante do 3o Distrito Naval, capitão de mar e guerra Flávio Macedo Brasil; pelo comandante da 7o Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Fernando Maurício Duarte Melo; pelo diretor do Foro, juiz federal Ivan Lira de Carvalho; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita; pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Ney Lopes Júnior.

O presidente da sessão designou uma comissão, formada pelos deputados José Dias, Tomba Faria e Getúlio Rêgo para conduzirem até o plenário a governadora Rosalba Ciarlini, o vice-governador Robinson Faria e a presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargadora Judite de Miranda Monte.

A solenidade foi aberta com a entoação do hino nacional e em seguida a governadora faz leitura da mensagem anual, que durou cerca de uma hora. O texto de 22 páginas mostrou o diagnóstico da situação financeira do Estado, com as dívidas contraídas na gestão passada, e explanou as metas e projetos a serem executados em cada área. (leia o texto na íntegra no link: [http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/mensagem-da-governadora-rosalba-ciarlini/6601/].

Governadora apresenta primeira mensagem

image

Em sessão presidida pelo deputado Ricardo Motta-PMN, a governadora Rosalba Ciarlini-DEM fez esta tarde na Assembleia Legislativa a leitura da primeira mensagem do seu governo, com enfoque para a situação em que encontrou o Estado e nas diretrizes que vão nortear a administração.

“Não posso deixar de trazer oficialmente ao conhecimento da Assembleia o quadro de grave desordem das finanças estaduais, pedindo colaboração e auxílio para empreendermos juntos a árdua e urgente trafega de saneamento financeiro do Estado. O equilíbrio das finanças públicas não deve ser visto como mero esforço, sempre louvável, de compatibilizar despesas e receitas, algo que possa ser buscado sempre sem muita pressa, adiado em nome de soluções incertas de um futuro não mensurável. Este equilíbrio não é abstração contábil, nem utopia de simples retórica: ele é absolutamente indispensável para alicerçar a ação governamental, garantindo a execução plena de programas e ações em benefício da população”, disse no início da mensagem.

De acordo com a governadora, a desordem nas finanças estadual, de algum tempo para cá deixou de ser um problema local, tornando-se objeto de preocupação nacional, notadamente em razão de seu cômputo no déficit público global. “Em razão disso, os estados em situação de irresponsabilidade fiscal são passíveis de graves sanções por parte do governo federal, especialmente com a vedação de transferências voluntárias de recursos. Chamo a atenção da Assembleia Legislativa para este ponto, anotando que a não participação da União em nossos projetos de investimento inviabiliza qualquer esforço na direção do desenvolvimento. Posso afirmar que os recursos federais devem estar presentes na quase totalidade de nossos programas, se não em todas as nossas ações voltadas para a infraestrutura e progresso econômico”.

A governadora disse que por tais razões, tem como prioridade absoluta o ordenamento das contas públicas e o saneamento financeiro do Estado. Segundo trecho da sua mensagem, “a desordem financeira resulta, invariavelmente, em enormes prejuízos, não para o governo isoladamente, mas para toda sociedade. O equilibro das contas públicas deve, portanto, ser buscado por todos os Poderes e demais instituições autônomas, tornando-se uma prática disseminada na estrutura governamental inteira, a partir da exigibilidade e compreensão da sua importância pelos dirigentes superiores. Assim exige o interesse público, que paira acima dos interesses individuais e de grupos”.

Segundo Rosalba, com o mapeamento geral da situação serão definidos critérios de urgência de alocação de recursos e um cronograma de liberação que permita a execução sustentada das obras. Ilustrativamente, ela citou as obras de esgotamento sanitário de Pirangi, Pium e Cotovelo, financiadas com recursos do Prodetur/BID, para as quais já foi definido um cronograma de liberação da contrapartida do Governo para garantir a sua execução, que se arrasta desde 2006.

“Certo é que a execução orçamentária no atual governo se fará com seriedade, responsabilidade e honestidade. A diretriz do Governo, que resumidamente exponho à assembléia, é, portanto, a racionalização dos gastos e redução das despesas de custeio. Quanto os investimentos, o esforço será no sentido de estabelecer critérios de alocação de recursos para maximizar os resultados, ou seja, focar nos projetos cujos prazos de execução estejam sob maior risco, inclusive de perda dos recursos de outras fontes de financiamento”.

Ricardo Motta “Governo e Assembleia serão grande parceiros na gestão Rosalba”

O deputado-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, teve hoje pela manhã, dia da mensagem da govenadora Rosalba Ciarlini [DEM] e abertura dos trabalhos legislativos, uma agenda cheia. Pela manhã o presidente da assembleia concedeu entrevista no Bom dia RN – Inter TV – depois o deputado seguiu para a AL/RN onde cumpriu agenda administrativa. Agora a tarde o presidente volta a telinha, dessa vez no JT [Jornal da Tropical – TV Tropical].

Em ambas entrevista o presidente da assembleia Ricardo Motta, anunciou que uma de suas metas à frente do Poder Legislativo do Estado é realizar concurso público.

O deputado também confirmou que dará continuidade as conquistas obtidas na gestão anterior e ampliar os projetos com novas ações e programas visando dinamizar ainda mais os trabalhos da Assembleia.

O presidente disse ainda que a governadora Rosalba terá na AL/RN um grande parceiro para juntos alavancar o desenvolvimento do Estado.

Sobre a 4ª secretaria da Mesa Diretora da AL, o presidente disse que deseja que a eleição seja decidida sem o voto minerva, para não ter que optar por um de seus colegas. A 4ª secretaria será disputada amanhã entre os deputados Nelter Queiroz e Fábio Dantas.