sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ricardo Motta presta homenagem pelos cem anos de nascimento de Dix-Sept

A homenagem prestada pelo presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, pela passagem dos cem anos de nascimento do ex-governador Dix-Sept Rosado, que morreu em 1951, aos 40 anos de idade, com a entrega de uma placa aos familiares, foi o ponto alto da sessão solene realizada nesta quinta feira à noite na Assembleia Itinerante, em Mossoró.

“Nascido em março de 1911, Dix-Sept Rodado foi lapidado para a política, destinado ao serviço do Rio Grande do Norte, com arrebatado amor por Mossoró. Não é de estranhar que destes sertões de gente forte, capaz de dobrar a própria seca, depois de enfrentar com vitória a servidão vergonhosa, a truculência oficial, o cangaço arrogante a discriminação e a intolerância, que daqui saísse um líder, que prudente e sagaz, se impôs no Rio Grande do Norte, derrotando práticas da República Velha, que, embora mortas, estavam insepultas no Estado”, disse.

Ricardo Motta destacou que tinha plena convicção que o centenário de nascimento de Dix-Sept Rosado não é só razão para recordar sua vida, enaltecer sua honrada memória e, “com justiça nos congratularmos com seus filhos e demais familiares que estão entre nós. As reflexões que fazemos hoje ultrapassam a homenagem e são o reconhecimento a Dix-Sept e a tantos mossoroenses que, haurindo o melhor da força que vem de sua própria história, muito fizeram para engrandecer o nosso Estado.

A placa de homenagem foi recebida por um dos filhos do ex-governador, o deputado federal licenciado Betinho Rosado que agradeceu em nome da família. ”Estamos todos agradecidos pela homenagem a um cidadão de bem, que com pouco tempo de vida pública fez muito pelo Rio Grande do Norte”, disse.

Personalidades de Mossoró e da região também foram homenageadas na sessão solene. Receberam a medalha do Mérito Legislativo o pastor Anselmo Rodrigues da Costa, padre Flávio Augusto Forte de Melo; monsenhor Sátiro Cavalcanti Dantas e monsenhor Américo Vespúcio Simonetti(in memorian).

Com o título de cidadão norteriograndense foram homenageados Lúcio Romero Marinho; Carla Virginia Portela da Silva, Francisco José Torres, padre Guido Tonelotto(in memorian) e Dom José Freire de Oliveira Neto.

Com a medalha do mérito social Deputada Maria do Céu Fernandes foi homenageada a senhora Edy Lima Moura. As proposições foram dos deputados Leonardo Nogueira e Larissa Rosado.