quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novo perfil da Aids no RN é debatido na Assembleia

A Assembleia Legislativa promoveu Audiência Pública para debater o combate a Aids no Estado. A proposição do deputado Salismar Correia (PHS) reuniu representantes das secretarias Estaduais e Municipal de Saúde para um debate sobre o novo perfil dos infectados, e o que vem sendo feito para ampliação do tratamento. O parlamentar cobrou mais debates sobre a questão. “A Aids não é apenas um problema, é uma oportunidade de buscarmos igualdade”.

Os investimentos no tratamento contra a Aids no Mundo vem aumentando, em 1998 foram investidos US$ 35 milhões, este ano a cifra ultrapassa os US$ 16 bilhões. O Brasil é uma referencia mundial no tratamento. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou os novos números da contaminação no Estado, e a principal mudança é mesmo no perfil dos pacientes. São 200 novos casos todos os anos, o que mostra uma estagnação da doença. Mas hoje o processo de interiorização é forte, 68% dos municípios do Estado tem pacientes infectados pela Aids, e as mulheres já representam mais de 1/3 dos infectados.

“O nosso desafio agora é evoluir rapidamente no diagnostico precoce. Cada vez mais recebemos pacientes para tratamento quando já estão tendo sintomas, o que dificulta o tratamento”, afirmou Juliana Araújo, do setor de epidemiologia da Sesap. Segundo Juliana os recursos federais são suficientes para a prevenção e tratamento da doença, mas pediu mais empenho na aprovação de projetos por parte dos municípios que executam as verbas. O deputado Salismar Correia afirmou no final da audiência que vai propor emenda no Orçamento Geral do Estado para a construção de um Centro de Testagem Anônimo, que vai ajudar no diagnostico precoce.

ILP encerra 2010 com mil alunos beneficiados

O Instituto do Legislativo Potiguar encerra o ano letivo de 2010 apresentando números que demonstram a eficiência das ações executadas. Mais de mil alunos foram beneficiados pelos 45 cursos e outras atividades acadêmicas oferecidas ao longo do ano, sendo mais de 80 por cento dos participantes alunos servidores da Assembleia Legislativa, dependentes de servidores e pessoas indicadas por parlamentares e pelos próprios servidores. Desse universo, cerca de 75% foram aprovados.

O destaque é para o curso de pós-graduação Especialização em Administração Legislativa. Neste primeiro ano, foram ministradas nove disciplinas e, no segundo semestre, passou a ser oferecida a modalidade de extensão, como disciplina isolada, tendo sido abertas três vagas em cada das disciplinas, que poderão ser aproveitadas em outro curso de especialização desejado pelo aluno.

Para 2011, o ILP estuda a possibilidade da oferta do segundo curso de especialização, e ainda a realização de atividades junto às Câmaras Municipais.

Para definir as ações para o próximo ano, o ILP dedicará o mês de dezembro ao processo de planejamento. No momento, a equipe conclui a avaliação institucional que procedeu no mês de novembro, quando professores e alunos foram consultados, por meio de formulários, a respeito das atividades das áreas da docência, alunado e setores administrativos do instituto.

A avaliação institucional conclui o processo de implantação do ILP que, adotando o modelo de gestão voltada para resultados, direcionará seu planejamento para a otimização do que vem funcionando positivamente desde a oferta dos primeiros cursos, em agosto de 2009, quando os primeiros cursos foram instalados, até este mês de novembro. Nesse período, cerca de 2 mil alunos foram beneficiados com os 82 cursos realizados.

O encerramento das atividades acadêmicas de 2010 se deu com as provas dos cursos de Especialização e de Inglês. E uma aula revisional para os quase 50 alunos do curso preparatório para vestibular, que estão participando dos exames da UFRN.

Matrículas

A abertura do ano letivo de 2011, a programação das atividades acadêmicas e o período de inscrições serão definidos até ao final de janeiro, quando todas as etapas do processo de planejamento estarão analisadas.

Segundo o professor Mizael Barreto, diretor do ILP, “a avaliação institucional coroa o processo de implantação do ILP, e temos agora grande desafio institucional de integrar o Legislativo Estadual com os legislativos municipais, através de cursos e eventos, tarefa a ser iniciada no próximo ano letivo”.

Ao vivo: Prêmio Estadual de Direitos Humanos

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será palco da solenidade de entrega do XVII Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Emmanuel Bezerra dos Santos” e o XIV Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos. O evento, promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular-CDHMP, será realizado nesta quinta-feira (2), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo da TV Assembleia.