sexta-feira, 20 de maio de 2011

Caern reativa bombeamento de água para 7 cidades do Agreste neste sábado

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reinicia na manhã deste sábado (21), o bombeamento de água para as cidades de Santo Antonio, Espírito Santo, Várzea e Passagem, na região Agreste. O serviço foi paralisado no início desta sexta-feira (20), tendo em vista o grande volume de matéria orgânica e barro, carreado pelos rios até as captações, em decorrência das últimas chuvas caídas na região. A paralisação das chuvas ajudou a melhorar a qualidade da água. Quando ocorrem chuvas fortes, estas sobrecarregaram o trabalho das estações de tratamento de água (ETA). A O sistema integrado é abastecido através da captação do rio Una e dos riachos das Pedras, Timbó e Salto.

Segundo informações do gestor da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul da Companhia, Dídimo Oliveira Dantas, os sistemas de abastecimento de água de Nova Cruz, Pedro Velho e Montanhas também podem ser reativados ainda nesta noite, normalizando até o início da manhã deste sábado (21), o abastecimento de água para aquelas cidades, também da região agreste. A captação para as três cidades é realizada através do rio Piquiri, onde está instalada a ETA.

Com a paralisação das chuvas no decorrer do dia, a qualidade da água melhorou, informa Dídimo Oliveira, dando condições para as Estações de Tratamento de Águas (ETAs) operarem sem sobrecarga do sistema de filtros, voltando a distribuir o líquido dentro dos padrões exigidos pelos órgãos da área da saúde. A oferta de água para as sete cidades havia sido interrompida após a constatação de que, mesmo lavando os filtros com maior frequência e dobrando a quantidade de produtos químicos (policloreto para agregar partículas), ainda assim era impossível atingir um padrão de qualidade para a água distribuída a essas cidades.

Com informações da Caern

Bento Fernandes sedia 10ª Assembleia Cidadã

O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, abre na próxima semana, nos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira próximas), na cidade de Bento Fernandes, agreste potiguar, a décima edição da Assembleia Cidadã. Sua praça central, a Santos Dumont, irá se transformar nesses dois dias numa grande central de serviços a céu aberto, com aulas gratuitas para a população e ações de saúde

Além do atendimento clínico, os adultos receberão cuidados e instruções para combater a diabetes e hipertensão. As crianças terão aplicação de flúor e dicas de higiene bucal. Parceiros importantes garantem o sucesso da iniciativa da Assembleia Legislativa do RN, que já contabiliza, até o momento, mais de 150 mi l atendimentos: SESI, SESC, SENAC, ITEP, CAERN, SEJUC, BEMFAM, IFRN e Polícia Militar – Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Em Bento Fernandes os moradores poderão optar entre diversas atividades que podem auxiliar na geração de renda: sabonete artesanal, culinária e cultivo de plantas medicinais. Na área de educação, os professores da rede pública terão acesso às oficinas de brinquedos armados e populares. Para os estudantes estão programadas oficinas de prevenção às drogas, educação para a saúde e reciclagem. As pessoas da terceira idade terão um espaço de lazer que também irá reunir jovens e adultos.

Rio Grande do Norte registra sangria de 23 açudes

Dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontam crescimento no número de reservatório sangrando em todo o estado. Na atualização dos registros realizada nesta sexta-feira (20), 23 açudes apresentaram acumulação de água acima da capacidade.

O Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras (Acari) sangrou nesta quinta-feira (19) e o Dourado, em Currais Novos, na última terça-feira (17). Ainda na Bacia Piranhas/Açu, outros açudes já haviam apresentado sangria como é o caso do Beldroega (Paraú), Mendubim e Armando Ribeiro Gonçalves (ambos em Assu), Pataxó (Ipanguaçu), Rio da Pedra e Alecrim (ambos em Santana do Matos), Novo Angicos (Angicos), Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra), Passagem das Traíras (São José do Seridó) e Cruzeta (Cruzeta) .

Na bacia Apodi-Mossoró os reservatório Encanto (Encanto), Santana (Rafael Fernandes), Marcelino Vieira (Marcelino Vieira), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz), Apanha Peixe (Caraúbas), Morcego (Campo Grande) e Rodeador (Umarizal) também apresentaram alta acumulação de água.

Outros açudes que estão com capacidade de 100% é o Campo Grande (São Paulo do Potengi), na bacia Potengi, e Santa Cruz do Trairi e Inharé (Santa Cruz) e Trairi (Tangará).

Com informações da Assecom-RN

AL sedia reuniao do Conselho Estadual de Saude

Nesta segunda-feira, 23, a Assembleia Legislativa sedia, pela primeira vez, a reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, das 9h às 17h. O deputado Fábio Dantas, presidente da Comissão Permanente de Saúde, irá participar.

Assembleia debate Comissão Nacional da Verdade

A Assembleia iniciou hoje no Rio Grande do Norte o debate sobre a instalação da Comissão Nacional da Verdade. Na ocasião esteve presente a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, que coordena os debates em todos os Estados brasileiros.

A ministra apresentou as justificativas da luta para instalação da comissão. “Este projeto representa o aprofundamento da democracia no Brasil. É a possibilidade de não termos nunca mais a ameaça a democracia. E por isso não é um projeto de um governo, é de um país”, afirmou Maria do Rosário. Ela defendeu que o projeto não vai ferir o marco da Lei de Anistia vigente no país.

Segundo a ministra, outros 40 países já fizeram comissões semelhantes. Questionada se a Comissão da Verdade pretendia punir participantes de crimes durante a Ditadura Militar, Maria do Rosário esclareceu que o que se busca fazer justiça. “É uma dívida histórica. Não queremos perseguir ninguém, queremos simplesmente a verdade. A comissão não é contra as Forças Armadas. As Forças Armadas de hoje são parte importante da democracia brasileira”, afirmou.

A iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT) também contou com a presença dos deputados federais Fátima Bezerra (PT/RN) e Sandra Rosado (PSB/RN), do senador Paulo Davim (PV/RN), do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e representantes da sociedade civil organizada, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, entre outros. “O objetivo aqui é pesquisar, analisar e investigar o que aconteceu naquele período. A busca da verdade não é uma vingança, é um direito a memória”. O parlamentar fez questão de lembrar o caso do ex-deputado estadual Luiz Inácio Maranhão Filho, que preso na Ditadura nunca voltou para casa, e até hoje não teve a verdadeira história revelada.

A intenção da instalação da comissão foi anunciada esta semana como prioridade pela presidente Dilma Rousseff e o governo quer agilizar a sua instalação, mas passa por resistência no Congresso Nacional. A Comissão pretende apurar o que aconteceu nos anos da ditadura militar, e tem como meta esclarecer casos de tortura, desaparecimentos e mortes de militantes políticos e outras ações de abuso aos direitos humanos ocorridas no período. O projeto foi enviado em maio de 2010 para o Congresso e espera aprovação.

Guamaré realiza primeira audiência pública para

A Prefeitura de Guamaré deu a largada para a elaboração participativa do Plano Diretor do Município, que vai traçar o planejamento e organizar o crescimento sustentável da cidade nos próximos anos. As primeiras discussões acontecerão nesta quinta-feira (19) no plenário da Câmara Municipal, com a participação da população, dos nove vereadores da cidade, da socióloga e professora Keyla Brandão, que vai atuar na elaboração do Plano Diretor, além dos secretários Municipais, representantes da Petrobrás, UFRN e de várias entidades representativas da sociedade, como a Colônia dos Pescadores.

Pelo cronograma inicial da Prefeitura, o Plano Diretor será elaborado no período de seis meses, a partir de estudos técnicos, esforços coletivos e de legitimidade social, como a participação popular. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jefferson Soares, o Plano Diretor ajudará a definir os pólos de desenvolvimento do município, demarcando áreas apropriadas para construção e áreas ambientalmente protegidas. “Os nossos milhares de habitantes têm o direito legal e merecem viver em uma sociedade ordenada e sustentável”, justificou o secretário.

Nesta última quinta-feira, a sede do Poder Legislativo de Guamaré foi palco da primeira audiência pública sobre o Plano Diretor. Na ocasião, a equipe técnica da Prefeitura compartilhou com a população as informações que permitem compreender melhor a realidade do município, o cenário atual de ocupação geográfica e as particularidades sócio-ambientais da região.

Para o prefeito Auricélio Teixeira, o Plano Diretor é o instrumento que vai garantir uma melhor qualidade de vida para população de Guamaré no futuro próximo. ”Temos um grande potencial, e, se a cidade for bem planejada, todos que moram aqui terão melhores condições de habitação, infraestrutura e desenvolvimento social”, destacou ele.

Instituições têm até hoje para informar dados do Censo da Educação Superior

Termina hoje (20) o prazo para as instituições públicas e particulares de educação superior informarem, pela internet, os dados do Censo da Educação de 2010. O levantamento abrange informações individualizadas sobre as instituições, cursos, professores e estudantes.

Os responsáveis pelo preenchimento das informações podem fazer alterações e inclusões a qualquer momento, pois o sistema de coleta dos dados fica à disposição de forma permanente. O preenchimento dos dados deve ser feito exclusivamente na página eletrônica do censo.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Censo da Educação Superior oferece informações detalhadas sobre a situação dessa etapa do ensino no país.

* Fonte: Agência Brasil