segunda-feira, 14 de março de 2011

Governo garante pagamento do Meios

Na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira, 14, ficou garantido aos mais de 500 funcionários da Ong Meios presentes no debate o pagamento dos três meses de atraso salarial e parte do 13° salário de 2010. A solução para o problema foi comunicada pelo promotor de justiça Giovanni Rosado. Ele anunciou o envio de uma ação judicial que pedirá a indicação de um administrador provisório para o órgão. Isso garantirá a quitação do débito do Governo do Estado que supera a marca de R$ 2,9 milhões. Mas o futuro do Meios ainda depende de uma comissão feita pela Procuradoria do Estado, que vai analisar o que pode ser feito, e se ainda é possível reestruturar o órgão.

O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, abriu a audiência e defendeu o papel do Poder Legislativo em situações difíceis como a do Meios. “Encontrei com a Governadora Rosalba Ciarlini e ela se mostrou muito interessada em resolver o problema. E tenho certeza que a AL está cumprindo seu papel”. Os parlamentares Antônio Jácome (PMN) e Fernando Mineiro (PT), propositores da audiência, incentivaram o aprofundamento dessa discussão de forma a garantir a continuidade dos projetos do Meios. Jácome citou o papel da Casa em intermediar conflitos e encontrar soluções que atendam aos anseios da sociedade.

Fernando Mineiro defendeu uma ação rápida do governo a fim de que seja encontrada uma solução definitiva para o órgão. Ele questionou como será dada continuidade a projetos como o Casa Brasil, em parceria com o governo federal e a instituições como o abrigo de idosos Juvino Barreto. O deputado propôs a participação de um representante dos funcionários nos debates realizados pela Procuradoria do Estado, sugestão prontamente atendida.

A representante dos funcionários do Meios, Ana Angélica, falou sobre a difícil situação dos servidores. O Meios tem hoje exatos 1.843 funcionários, dos quais cerca de 1.500 são mantidos com dinheiro do convênio com o governo estadual e uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Um patrimônio que inclui, alem de veículos e maquinários, dezessete prédios próprios, dezessete prédios cedidos pelo governo e quatro alugados

ILP instala cursos do primeiro semestre letivo 2011





O curso de Gestão de Gabinete Parlamentar marcou nesta segunda-feira, 14, a abertura do primeiro semestre letivo de 2011 do Instituto do Legislativo Potiguar [ILP]. Ministrado pelo professor Marcos Lael Alexandre, o curso tem por objetivos estudar os conceitos da gestão organizacional, suas características, modelos e processos em interação com o gabinete parlamentar; discutir o papel do gabinete em apoio à atuação do mandato parlamentar; desenvolver técnicas para a elaboração de instrumentos de gestão de gabinete, e discutir estratégias de envolvimento do mandato com a sociedade.
Aberto ao quadro de servidores vinculados aos gabinetes dos 24 deputados integrantes da 60ª Legislatura, o curso tem como conteúdo a introdução à Gestão Organizacional, as principais funções da administração- planejamento, organização, liderança e indicadores de resultados aplicados à gestão de gabinete-, além do plano de trabalho e as tendências da nova gestão pública. Trabalhar habilidades e competências será a linha de desenvolvimento de todo o curso.
O curso será oferecido no período de 14 a 25 de março, e as aulas estão sendo ministradas no auditório Robinson Faria, na sede da Assembleia Legislativa, das 8 às 9h45.
Vestibular
As aulas do curso Preparatório para Vestibular também tiveram início nesta segunda. Os alunos são oriundos, principalmente, de escolas da rede pública [estadual e municipal], e neste semestre estão sendo oferecidas 70 vagas. A demanda foi acentuada, o que gerou a necessidade da aplicação de critérios para seleção.
Segundo o professor José Aldemir Rodrigues, diretor executivo [em exercício] do ILP, que saudou os participantes dos dois cursos instalados, neste primeiro semestre letivo, o instituto está vivenciando uma nova fase, com a implantação do setor de eventos integrativos com a comunidade. Inicialmente, foi realizado o Encontro de Integração Parlamentar, que propiciou aos participantes importantes informações técnicas sobre o funcionamento e as funções do parlamento estadual. Etapas posteriores vão definir as ações a serem desenvolvidas junto às câmaras municipais, com vistas a oferecer atividades educacionais que visem levar qualificação e atualização aos servidores do legislativo municipais”.
Vários cursos ainda estão com vagas abertas, e o servidor interessado deve buscar informações na Central de Atendimento, pelo telefone 3232-1001, ou no ILP [Rua Açu 426, Tirol]

Márcia Maia homenageará Presidente do TJ

A deputada Márcia Maia vai homenagear nesta terça-feira 15, no plenário da AL, a desembargadora Judite Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

A homenagem fará parte da sessão solene a ser realizada no plenário da Casa em alusão ao Dia Internacional da Mulher celebrado no último dia 8 de março. A realização do evento é uma proposição da parlamentar em parceria com as deputadas Gesane Marinho e Larissa Rosado.

"Dentre tantas mulheres ilustres e que marcam nosso tempo com o protagonismo da mudança, não poderíamos deixar de homenagear essa desbravadora. Um exemplo de coragem, persistência e superação de preconceitos para todas nós", avaliou.

Além da presidente do TJ, outras mulheres também deverão ser homenageadas durante a solenidade prevista para ter início às 10 horas da manhã.

Betinho e Paulo de Tasso no TCE do RN

Um acordo entre a governadora Rosalba e Paulo de Tasso convenceu o advogado a assumir a secretária de gabinete civil do Estado. O blog soube ontem de uma fonte segura que o advogado Paulo de Tasso Fernandes, Chefe de Gabinete Civil da “Casa Rosado”, será indicação da governadora para assumir uma vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado [TCE].
O detalhe é que Rosalba quer indicar Tasso para vaga do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado Valério Mesquita, cuja vaga é da cota do legislativo estadual.
Valério deve aposentar-se em fevereiro de 2012 para ser candidato a prefeito de Macaíba, cargo já ocupado por ele no passado.
Antes da aposentadoria do presidente, uma vaga estará a disposição no TCE, é a vaga do conselheiro Alcimar Torquato, que se aposenta em novembro deste ano. Essa da cota do executivo,Rosalba e Carlos Augusto não abrem mão de indicar o deputado licenciado e secretário de Agricultura, Betinho Rosado.
Porém, antes da sucessão do conselheiro Alcimar Torquato, ainda neste semestre, quem deixa o TCE é o conselheiro Getúlio Nóbrega que entrará pela compulsória.Para a vaga que pertencerá ao Ministério Público de Contas.

Veras tira Fátima da segunda secretaria

Depois que o vereador Oscar Paulino renuncia se cargo na Mesa Diretora da Câmara para assumir comissões na Casa, logo o prefeito Flávio Veras pediu que a vereadora Fátima Jácome também renunciasse o cargo da segunda secretaria para ocupar a liderança na casa. Quando os vereadores Odete Lopes e Décio Cabral assumirem de uma vez a voz da oposição, a vereadora não aguentará o tranco. Até o momento nenhum dos vereadores aceitam ficar com a segunda secretaria da câmara.

PSB indica ex-governadora Wilma para Sudene

Edição desta segunda-feira [14], da Folha de S.Paulo publica uma lista com nomes de idicados por partidos à assumir cargos no terceiro escalão do Governo Federal. DEnttre os nomes indicados por cada partido, está o nome da ex-governadora Wilma de Faria, presidente do PSB Potiguar. Wilma é indicação do governador de Pernanbuco Eduardo Campos.

Segundo matéria da Folha de S. Paulo, a lista do PSB indica a ex-governadora Wilma de Faria para ocupar a Superintendência da Sudene.
Veja nota:
- A lista de notáveis do PSB tem a ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma Faria, para o comando da Sudene [Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste], e o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa, cotado para uma diretoria do Basa (Banco da Amazônia S/A).
Wilma enfrentou concorrência no próprio partido, pois seu ex-vice, Iberê Ferreira, se candidatou ao mesmo posto. Dilma, entretanto, indicou que vai nomear a ex-governadora.