segunda-feira, 16 de maio de 2011

Delegacia do Cidadão garantirá atendimento à população durante greve da Polícia Civi

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, foi comunicado no final da tarde desta segunda-feira (16) que agentes e escrivães de Polícia Civil entrarão em greve a partir das 8 horas desta terça-feira (17). Aldair da Rocha considera que os grevistas não estão sendo sensíveis ao apelo do Governo do Estado, espera o começo do movimento para melhor avaliá-lo, mas já toma algumas providências para que a população não seja prejudicada.

A comunicação da greve foi feita por uma comissão do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol), liderada pela presidente da entidade, Vilma Marinho Cezar. Os grevistas garantem o atendimento somente dos casos de flagrante nas Delegacias de Plantão. Para evitar que as pessoas que necessitem registrar Boletins de Ocorrências enfrentem transtornos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) determinou que a Delegacia do Cidadão, instalada no Shopping Via Direta, passe a atender no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol, registrando qualquer tipo de ocorrência, a partir das 8 horas desta terça-feira (17).

O secretário Aldair da Rocha determinou que as viaturas das Delegacias de Polícia sejam recolhidas, ficando apenas uma em cada unidade à disposição dos delegados, que estarão responsáveis pelos veículos que ficarem parados durante a paralisação.

Os policiais que não forem trabalhar serão considerados faltosos e a possibilidade de que as faltas sejam abonadas – ou não - será verificada a partir da legalidade ou não do movimento grevista, que será analisado pela Justiça.

Os prédios guarnecidos por policiais civis ficarão sob os cuidados da Polícia Militar durante a greve.

Aldair da Rocha voltou a afirmar que o Governo do Estado, por enquanto, não tem como atender reivindicações que alterem suas finanças, para não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Atenderemos às reivindicações à medida do possível. De imediato, já estamos readequando o orçamento da Polícia Civil, para que os policiais passem a receber vale-refeição e deixem de se alimentar com as ‘quentinhas’, como também estamos lançando um processo licitatório para contratar uma empresa especializada em limpeza, para, inicialmente, atuar em trinta unidades da Polícia Civil na Grande Natal. Pela primeira vez, uma empresa especializada fará a limpeza em unidades da Polícia Civil no Estado”, explica.

O secretário reuniu-se, logo que soube da greve com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, com o delegado geral de Polícia Civil, Ronaldo Gomes e com o delegado geral-adjunto de Polícia Civil, Cristian Medeiros.

*Fonte: Assecom Governo do RN

Policiais civis suspendem assembleia que definiria greve e negociam com Governo

A assembleia dos policiais civis do Rio Grande do Norte, prevista para começar às 16h30 desta segunda-feira (16), foi suspensa. O motivo foi o convite do Governo do Estado para que os membros do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) tivessem conversa com o secretário estadual de Defesa Social, Aldair Rocha.

A categoria já teve conversa com o titular da Sesed, mas não avançou nas negociações. Na manhã desta segunda-feira (16), inclusive, houve a tentativa por parte do Sinpol de um contato com o secretário Aldair Rocha para saber se haveria a possibilidade de um encontro também com o Gabinete Civil. No entanto, não houve resposta.

De acordo com a presidente do Sinpol, Vilma Marinho, a diretoria do sindicato vai ouvir o posicionamento do Governo do Estado e depois levará a proposta para a assembleia da categoria, que vai ocorrer ainda nesta segunda-feira. Segundo ela, caso não seja feita uma proposta concreta, os policiais vão iniciar a paralisação amanhã.

Audiência Pública debate desafios do Turismo no RN

A Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira, 17, às 9 horas, audiência pública sobre a divulgação, promoção e o marketing do turismo potiguar. A proposição do deputado Gustavo Fernandes (PMDB) vai reunir empresários do trade e representantes do Governo para debater os principais problemas e discutir soluções relacionadas a promoção de Natal e do Rio Grande do Norte como destino turístico. “Também discutiremos o potencial da interiorização do turismo e do turismo de eventos. O RN é um destino competitivo, que vem crescendo a cada dia, mas que precisa da atenção e do apoio”, defendeu Gustavo Fernandes.

Bombeiros atenderam 2.593 ocorrências nos quatro primeiros meses do ano

De acordo com dados do Núcleo de Análise Estatística (NAE) do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Ciosp), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado realizou 2.593 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2011. Somente no mês de abril, os bombeiros atenderam 751 ocorrências na capital e região metropolitana.

No mês passado, 340 atendimentos foram relacionados às ações de coleta de leite materno realizadas pelo programa Bombeiro Amigo do Peito promovido pela corporação. Este programa é responsável pelo abastecimento dos bancos de leite na capital.

Novamente, as ações do tipo Enxame de Insetos foram as que mais exigiram do trabalho operacional dos bombeiros em abril, com 143 atendimentos. As demais ocorrências atendidas no mês foram: Incêndios e princípios de incêndios (54), árvore oferecendo perigo (47), Vistorias em edificações (29), Auxílio ao público (14), Animal em perigo ou provocando perigo/animal peçonhento (22), abalroamento (12), afogamento com recuperação de vítimas (9), acidentes de motos (5), animal preso em poços ou sisternas (5), capotamento de veículos (5), derramamento de combustível (5), pessoas presas em elevadores (5), pessoa presa em edificação (3), busca de cadáver (2), entre outras.

Segundo os dados do NAE, as terças feiras e os sábados foram os dias da semana que tiveram mais ocorrências no mês de abril, somando juntos 38% do total de ações atendidas. Enquanto isso, o domingo e a sexta feira, foram os dias da semana que necessitaram de menos intervenções dos bombeiros com 23,4% do total de ocorrências.

O período compreendido entre as 7 e 12 horas, foi considerado o mais crítico pelo Corpo de Bombeiros do RN. Neste horário foi acumulado um total de 217 ocorrências.