quinta-feira, 9 de junho de 2011

Número de candidatos do Enem chega perto dos 5 milhões a um dia do fim da inscrição

Brasília - No penúltimo dia de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o número de candidatos, até o momento, está em 4.845.645. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a quantidade de acessos ao site hoje (9) teve um aumento significativo.

Para amanhã (10), último dia de inscrição, é esperado um grande número de acessos ao site, que suporta até 300 mil acessos simultâneos.As inscrições estarão abertas até às 23h59 de amanhã (10). O processo é todo feito pela internet, no site do Inep.

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro e, para fazer o exame, é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35. Apenas alunos que cursam o 3° ano em escola pública estão isentos da taxa.

A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Com informações da Agência Brasil.

Frente Parlamentar discute orcamento

A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 9, para estudar o funcionamento do Orçamento Geral do Estado (OGE), e montar uma pauta de reivindicações específicas para a área. A deputada Márcia Maia (PSB) presidiu a reunião. “Quando debatemos políticas para criança e adolescente, sempre sou cobrada porque o orçamento não é cumprido. E por isso esse momento é para tirar dúvidas sobre como funciona esta ferramenta”, disse Márcia Maia.

Participaram dos debates conselheiros tutelares, prefeitos, vereadores e representantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. O deputado Fernando Mineiro (PT) foi convidado para explicar como funciona o orçamento, e como a população pode cobrar ações dos governos. “Precisamos entender que o mais importante é cobrar metas no Plano Plurianual (PPA) que define metas para os próximos quatro anos, e neste momento está sendo feito pelo Governo do Estado”, afirmou Fernando Mineiro. O parlamentar destacou que é necessário cobrar a implantação do que está previsto. “No Brasil o orçamento não é impositivo, é uma autorização. Então depois temos que cobrar aquilo que está previsto”, defendeu Fernando Mineiro.

O orçamento do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente para este ano soma R$ 515 mil para custeio, pagamento de funcionários e investimentos. O presidente do Conselho Estadual, Padre Murilo de Paiva, lamentou os poucos recursos para desenvolver políticas mais efetivas. “O Conselho Municipal de Parnamirim tem um orçamento maior que o Conselho Estadual. Eu não abro mão de pelo menos ter tudo que está previsto no orçamento deste ano”, afirmou Padre Murilo.

Na reunião, a Frente Parlamentar entregou kits com cartilhas, modelo de requerimentos, e material de divulgação sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes para incentivar a instalação dos conselhos municipais. O próximo encontro será no dia 11 de agosto.

COI elogia preparativos do Rio para as Olimpíadas de 2016

Os integrantes da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) elogiaram os preparativos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para os jogos Olímpicos que ocorrerão no Rio de Janeiro em 2016.

"Sem dúvida que o Comitê Rio 2016 está no caminho certo e a cidade registra um bom começo. O planejamento é muito forte, gostamos muito da qualidade das apresentações, o que é muito positivo para o andamento do projeto. Ficamos impressionados também com o legado que será deixado para a cidade e um deles já foi inaugurado ontem (8), que é a nova escola esportiva", disse a marroquina Nawal El Moutawakel que lidera o grupo. Ela ressaltou, porém, que os organizadores precisam manter o ritmo forte para que o trabalho continue progredindo.

Os membros do COI não mostraram preocupação com a demora na criação da Autoridade Pública Olímpica. Falta o referendo do Congresso Nacional. "Tudo está sendo feito com total transparência, com retidão e a criação da Autoridade Pública Olímpica é uma questão de tempo. Ouvimos as explicações do Meirelles [Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e futuro ocupante do cargo]", disse Gilberti Felli, diretor-executivo do COI.

* Fonte: Agência Brasil

AL promove palestra sobre educacao financeira

A Assembleia Legislativa, por meio da Coordenadoria de Serviços de Saúde e Assistência Social, promove palestra e workshop “Saúde e Prosperidade: harmonização financeira e realização pessoal”, no dia 14 de junho, no salão de eventos deputado Álvaro Dias. O objetivo da palestra, às 9h, e do workshop, às 13h30, é ampliar os conceitos sobre a visão financeira no cotidiano e os seus impactos na saúde e qualidade de vida.

O conferencista convidado é o é sócio diretor da Unidade de Negócios do Instituto DSOP de Educação Financeira, Adenias Gonçalves Filho. O Instituto DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) de Educação Financeira, sediado em São Paulo, é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo. Fundamentada nestes quatro pilares, a Metodologia DSOP desenvolve competências fundamentais para que as pessoas aprendam a lidar com as questões financeiras, com segurança e consciência.

A ideia de promover o debate em torno da educação financeira surgiu a partir da percepção de que a causa de doença e transtornos em muitos servidores é decorrente do endividamento, em função das facilidades de crédito e apelos consumistas.

A palestra é aberta ao público em geral e o workshop, aos profissionais de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Ambos são gratuitos. As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Serviços de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa através do 3232.2611 e do email saudeeprosperidade2011@gmail.com.

O que: Palestra e Workshop Saúde e Prosperidade

Quando: 14 de junho

Hora: 9h e 13h30

Onde: Salão de Eventos da Assembleia Legislativa

Leonardo destaca importancia da fruticultura



O deputadoLeonardo Nogueira (DEM) destacou na sessão plenária desta quinta-feira (9) aimportância da fruticultura irrigada para a economia do Rio Grande do Norte. O parlamentarparabenizou os produtores e agricultores do estado por estar fazendo um grandetrabalho e mostrando ao país os avanços neste setor.

Leonardo sereferiu ao fato de em Mossoró estar sendo realizada desde ontem (8) a XV ediçãoda Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada, que se encerranesta sexta-feira (10), no campus da Universidade . “Ao longo destes 15 anos, aExpofruit já se consolidou como a feira mais importante da agricultura, daregião Nordeste e do país”, disse o deputado.

O deputado lembrouque em paralelo a este evento do setor frutícola, a cidade de Mossoró festeja oMossoró Cidade Junina, que movimenta o turismo e a economia. “Além da questãocultural, dessa grande mobilização e aquecimento da economia, temos a históriada resistência sendo contada através do espetáculo Chuva de Balas”, disse.